Nutrição em Atletas de Alto Rendimento

A nutricionista esportiva e integrativa, Dra. Gisele Lemos, contou as especificidades de trabalhar no esporte.

Por Maitê Branco Kröeber

A nutricionista esportiva e integrativa, Dra. Gisele Lemos durante o evento 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio no Ginásio da universidade.

A nutricionista esportiva e integrativa, Dra. Gisele Lemos, relatou a importância do acompanhamento nutricional adequado e descreveu os cuidados que atletas de alto rendimento devem ter quando se trata da alimentação. O tema “Nutrição em Atletas de Alto Rendimento” foi abordado dia 3 de julho, durante o evento 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio no Ginásio da universidade, na Gávea.

Lemos iniciou sua palestra explicando alguns dos benefícios da nutrição para o atleta e destacando como as diferenças físicas e mentais de cada paciente ditam o caminho que o nutricionista deve seguir. Segundo a doutora, idade, gênero, composição corporal, nível de estresse, hormônios e modalidade esportiva são algumas das necessidades energéticas que devem ser levadas em consideração durante o acompanhamento nutricional.

Cada esporte exige algo específico. Por isso, é importante conhecer as características de cada um.
— Dra. Gisele Lemos

Gisele também ressaltou a importância de traçar um plano alimentar que se encaixe dentro do ciclo olímpico - desde o treinamento até a transição da competição - e enfatizou a troca interdisciplinar que deve acontecer durante esse processo. Por fim, a nutricionista mencionou questões que costumam passar despercebidas, como “suplemento é algo seguro em termos de doping?” e compartilhou imagens feitas durante o acompanhamento em viagens de atletas em competição.


Ficou interessado? Confira mais do que foi abordado no evento 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio no nosso Instagram.