Qual a relação entre a semana do nascimento e o TDAH?
Por Julia Nogueira Santiago
Estudo feito com relatos de pais e avaliação de professores concluiu que bebês prematuros têm mais chances de desenvolver TDAH. Os pesquisadores analisaram, ao longo de nove anos, cerca de 1.400 crianças de diferentes hospitais e cidades.
Os professores avaliaram de acordo com uma escala, considerando hiperatividade, impulsividade e desatenção. De acordo com os resultados, crianças nascidas entre 37 e 38 semanas tiveram 23% maiores taxas de hiperatividade e 17% de TDAH em comparação às nascidas entre 39 e 41 semanas.
Cada semana a menos de gestação proporciona 6% a mais de pontuação de hiperatividade e 5% de TDAH e problemas cognitivos. Pesquisadores explicam que, entre a 34ª e a 40ª semana de gestação, vários tipos de células cerebrais crescem e se desenvolvem, ou seja, o cérebro de bebês prematuros apresenta um desfalque em relação aos demais.
A descoberta foi publicada no Journal Of Pediatrics e sustenta as atuais recomendações médicas de adiar partos eletivos para, no mínimo, 39 semanas. Os pesquisadores também recomendaram exames regulares e atenção aos sintomas de TDAH em crianças nascidas entre 37 e 38 semanas.
No Ambulatório Escola São Lucas da PUC-Rio você encontra atendimento com profissionais especializados em Psiquiatria Infantil a preço popular. Para mais informações e agendamentos, envie uma mensagem para o whatsapp: (21) 99220-1002 ou clique aqui.