Galeria de Professores Memoráveis

Professores que contribuíram para o crescimento da Medicina na PUC-Rio


Antonio Luiz Medina (7).png

Adayr Eiras de Araújo (in memoriam)

Adayr Araújo formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez carreira no Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo diretor geral de 74 a 78.

Em 1953 criou o curso de especialização em Ginecologia da antiga Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio. Permaneceu como coordenador do curso até 1961.

As aulas ainda são realizadas no Hospital Nossa Senhora da Saúde, na Gamboa, que pertence a Santa Casa da Misericórdia do RJ.

Antonio Luiz Medina (6).png

Álvaro Aguiar (in memoriam)

Foi aluno de Rinaldo Victor de Lamare, criador do curso de especialização em Pediatria da PUC-Rio, anteriormente chamado de Puericultura.

Em 1961, Álvaro Aguiar foi convidado por Rinaldo de Lamare para coordenar o curso. Os dois passaram a ministrar o curso juntos, sendo um professor de Pediatria, especificamente, e o outro de Puericultura.

Em 1986, o Prof. Aguiar deixou a coordenação do curso.

Antonio Luiz Medina.png

Antonio Luiz de Medina (in memoriam)

Baiano de nascimento, graduou-se em Medicina pela UFRJ em 1952. Foi responsável pelo Departamento de Doenças Vasculares Periféricas e pelo Serviço de Angiologia do Hospital Pedro Ernesto. Chefiou o serviço de Cirurgia Vascular do Hospital do IASERJ; Assessor Especial de Saúde na Prefeitura do RJ e Secretário de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1979 criou o curso de Pós-Graduação em Cirurgia Vascular da PUC-Rio, o primeiro da especialidade no Brasil, o qual coordenou até a sua morte.

Antonio Luiz Medina (5).png

Antonio Paulo Filho (in memoriam)

Foi o primeiro coordenador do curso de especialização em Oftalmologia da PUC-Rio em 1961, sendo o pioneiro no oferecimento da especialidade na cidade do Rio de Janeiro.

Antonio Paulo Filho formou oftalmologistas por 18 anos. E tinha como objetivo capacitar médicos para a prestação de qualidade aos portadores de deficiências visuais,

Em 1979, afastou-se do curso por motivo de saúde, sendo substituído pelo Prof. Murilo de Carvalho, que coordenou a cadeira de Oftalmologia até 1991.


Antonio Luiz Medina (3).png

Arthur de Carvalho Azevedo (in memoriam)

Fundador do curso de especialização em Cardiologia, em 1959, dirigiu a disciplina até 1990, boletim no antigo Hospital Nossa Senhora das Vitórias (em Botafogo), depois (1969) no Hospital do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ ) e por fim (1980) no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).

Foi o primeiro Livre-Docente de Cardiologia do Brasil, título conquistado por concurso em 1952 na Faculdade de Ciências Médicas da antiga Universidade do Distrito Federal (atual UERJ). Além disso, foi o chefe do primeiro laboratório de Hemodinâmica da cidade do Rio de Janeiro no antigo Hospital Nossa Senhora das Vitórias (atual Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras). Além de brilhante mestre, era nacionalmente reconhecido pelas suas pesquisas nas cardiopatias valvares, congênitas e aterosclerótica.

Antonio Luiz Medina (4).png

Augusto Paulino Soares de Souza Netto (in memoriam)

Cirurgião muito conceituado no Rio de Janeiro, fundou o curso de especialização em Cirurgia Geral da PUC-Rio em 1985. As aulas teóricas e práticas eram dadas no Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro onde ele era chefe do serviço. Augusto Paulino Soares de Souza Netto nasceu no Rio de Janeiro em 1932, graduou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), chefiou a cirurgia do Hospital Souza Aguiar do Rio de Janeiro; foi também professor titular de clínica cirúrgica e chefe do Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina Souza Marques.

Por motivos de saúde, Paulino saiu da PUC-Rio e foi aberto novo concurso, em 2008.

Antonio Luiz Medina (2).png

Berdj Aram Meguerian (in memoriam)

Berdj Aram Meguerian foi convidado pelo professor José Augusto Villela Pedras, fundador do curso de especialização em Medicina Nuclear da PUC-Rio em 1964, para assumir a responsabilidade do curso da EMPG.

Meguerian assumiu interinamente o curso em 2002 e as aulas continuaram a ser dadas no Hospital São Vicente de Paulo e no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras.

Fotos professores homenageados MEDPUC (4).png

Cláudio Artur Pimentel de Lemos (in memoriam)

Cláudio Artur Pimentel de Lemos assumiu a coordenação do curso de Anatomia Patológica da PUC-Rio em 1971.

Atuou como médico anatomopatologista no Hospital da Aeronáutica e como Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde fez Livre Docência e chegou a Professor Titular.

Faleceu em 1989, mas ficou marcado pela excelência da formação profissional que passou para várias gerações de médicos anatomopatologistas em centros de assistência, ensino e pesquisa do país.


Carlos Alberto de Barros Franco.png

Carlos Alberto de Barros Franco

Ilustre pneumologista do Rio de Janeiro com reconhecimento nacional, Barros Franco entrou para a PUC-Rio no ano de 2002, quando assumiu a coordenação do curso de Pneumologia.

Barros Franco foi um dos primeiros pneumologistas a tratar pacientes com COVID-19 no Brasil e tem contribuído muito para o entendimento do diagnóstico e tratamento da doença que impactou o mundo inteiro.

Cid Marcos Nascimento David.png

Cid Marcos Nascimento David

Cid Marcos foi presidente da AMIB entre os anos 2000 e 2002, ano em que o Conselho Federal de Medicina reconheceu a especialidade.

Alguns anos depois, Cid David foi convidado a participar do concurso de provas e título para assumir uma coordenação do curso de Medicina Intensiva na PUC-Rio. Em 2008, ele tomou posse como Professor Titular do curso voltando a formar especialistas pela universidade.

Antonio Luiz Medina.png

Domingos de Paola (in memoriam)

Fundador do curso de pós-graduação em Anatomia Patológica da PUC-Rio, Domingos de Paola se formou na Faculdade Nacional de Medicina e fez seu doutorado na Alemanha.

Quando coordenador do curso, as aulas práticas aconteciam no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro onde o professor era anatomopatologista.

Permaneceu na instituição durante onze anos.

Fotos professores homenageados MEDPUC (3).png

Edmundo Blundi (in memoriam)

Fundador do curso de Pneumologia da PUC-Rio, Edmundo Blundi era pneumologista especializado em doença pulmonar obstrutiva crônica e chefiava o serviço de Pneumologia da Clínica São Vicente. Trabalhou também na Policlínica do Rio de Janeiro, onde aconteciam as aulas práticas do seu curso.

Antes de falecer subitamente em 1992, por infarto, formou muitos alunos.


Antonio Luiz Medina (5).png

Eleutherio Brum Negreiros

(in memoriam)

Eleutherio Brum foi o fundador do curso da PUC e um dos maiores alergistas do país. Foi professor titular do curso durante 27 anos, criando um grande serviço de Alergia no país, formando alunos do Brasil e de outros países. Estava entre os fundadores da Sociedade Brasileira de Alergia, em 1946. Introduziu técnicas e medicações novas no tratamento de alergias, como a cortisona, o qual foi precursor, e hoje em dia se sabe que é o remédio eficaz nos tratamentos.

O Professor Brum Negreiros fez uma passagem em 1996.

Fernando Luiz Vieira Duque

(in memoriam)

Formou-se em Cardiologia em 1943. No entanto, após se formar, o seu chefe fez com que ele estudasse mais 2 anos só de artérias. Ainda no ano de 1943, o Dr. Duque participou do 1º Congresso de Angiologia feito pelo Dr. Fernando Martorell, onde teve a ideia de trazer a especialidade para o Brasil, tornando-se o primeiro Angiologista do país.

Em 1951, fundou a Sociedade Brasileira de Angiologia. O interesse dos médicos mais jovens pela nova especialidade gerou a necessidade da obtenção de conhecimentos mais aprofundados em angiologia, o que estimulou a abertura de vários cursos em várias Escolas Médicas, e entre elas, o da PUC-Rio, criado em 1962, tendo como primeiro Professor Titular o Prof. Fernando Duque, após Concurso de Títulos.

logo medpuc cor_2.png

Francisco Pinto de Castro

Em 1958, orientou a criação do curso de Especialização em Broncoesofagologia, atual curso de Endoscopia Digestiva da PUC-Rio.

Flávio Rezende.png

Flávio Rezende Dias

(in memoriam)

Após o afastamento do professor Murilo de Carvalho, em 1991, o professor Flávio Rezende assumiu o curso de Oftalmologia da PUC-Rio, mantendo seu funcionamento ininterrupto.

As aulas teóricas passaram a ser ministradas no auditório do Instituto de Diagnóstico e Terapia Ocular (IDTO), em Botafogo, e a parte prática em serviços de oftalmologia credenciados pelo Conselho de especialidade e conveniados com uma cadeira de Oftalmologia, como o Hospital Municipal Miguel Couto, em que os alunos cumprem uma escala de atendimento clínico e cirúrgico, em ambulatório e emergência.

Em junho de 2018, recebeu o título de Professor Benemérito da PUC-Rio.


logo medpuc cor_2.png

Gennyson Amado

(in memoriam)

Criou o curso de Administração Hospitalar na PUC-Rio quando essa área do conhecimento ainda era considerada especialidade médica, em 1995.

O objetivo era facilitar a visualização dos conceitos aprendidos na prática hospitalar. Entretanto, o professor fez sua passagem no final do mesmo.

Francisco de Paula Amarante Neto.png

Francisco de Paula Amarante Neto

(in memoriam)

Formado em Otorrinolaringologia pela PUC-Rio, onde seu pai era professor, assumiu uma coordenação do curso em 1980, seguindo os caminhos do pai. Manter a qualidade do curso e se empenhou em aumentar a procura da então EMPG exercer as funções de diretor e posteriormente, decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde por 16 anos.

Ao afastar-se das suas funções acadêmicas, formalmente o título do Professor Benemérito da universidade.

Antonio Luiz Medina (4).png

Geraldo Siffert

Geraldo Siffert foi um dos fundadores da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro - então nomeada Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1953 criou o curso de pós-graduação em Gastroenterologia da PUC, o primeiro do Brasil. Durante sua coordenação como aulas práticas do curso aconteciam na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, seu filho, Geraldo Siffert Junior, assume interinamente uma coordenação do curso, mantendo uma estrutura inicial.

Geraldo Mattos de Sá

(in memoriam)

Foi o segundo coordenador do curso de especialização em Cirurgia de Cabeça Pescoço, tendo substituído o Prof. Marsillac em 1990, após ser aprovado por concurso na PUC-Rio. Mattos de Sá reforçou o pioneirismo da parceria entre a PUC e o INCA com a criação da Associação de Ex-Alunos de Pós-Graduação em Cirurgia de Cabeça e Pescoço da PUC-Rio, em 1987. Posteriormente, essa iniciativa também foi adotada por outras instituições formadoras de especialistas.

Além do conhecimento profundo não só da especialidade, mas de fisiologia e anatomia, o Prof. Mattos de Sá era reconhecido pelo seu entusiasmo e dedicação no exercício da Medicina e pelo seu primor como funcionário público do INCA. Permaneceu na coordenação do curso até o seu falecimento, em 2004.


Antonio Luiz Medina (3).png

Haroldo Rocha Portella (in memoriam)

Fundador do curso de Pós-Graduação em Ortopedia da PUC-Rio, Haroldo Rocha Portella foi o primeiro cirurgião ortopédico infantil do Brasil.

O curso recebia alunos de todo o Brasil que buscavam se especializar em Ortopedia Infantil. As aulas aconteciam no Hospital São Zacharias e os alunos podiam ver na prática como aconteciam as cirurgias.

Em 1998, precisou se afastar do curso por motivos de saúde.

Antonio Luiz Medina (2).png

Hilton Seda

Graduado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), Hilton Seda assumiu como Professor Titular de Reumatologia da EMPG entre 1969 e 2006.

Na coordenação do curso, incluiu o Hospital do Andaraí como local de treinamento dos alunos para aumentar a vivência hospitalar.

Em 2007, erigida da universidade o título de Professor Emérito.

Antonio Luiz Medina.png

Ivan Lemgruber (in memoriam)

Em 1975 prestou concurso de provas e títulos para a universidade e assumiu o cargo de Professor Titular após aprovação. Ivan Lemgruber foi um ativo colaborador da EMPG, tendo sido diretor no período de 78 a 82.

Ivan Lemgruber permaneceu no curso até o seu falecimento, em 2006, quando seu filho Marcelo Lemgruber assumiu interinamente a coordenação do curso.

Desde a época do Prof. Ivan o curso realiza pesquisas com reprodução humana, tema polêmico em uma universidade católica como a PUC-Rio, e já formou 500 especialistas, aproximadamente, de acordo com o Prof. Marcelo Lemgruber.

Ivo Pitanguy.png

Ivo Pitanguy

(in memoriam)

O Fundador do curso de Cirurgia Plástica na PUC-Rio, Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy formou-se na UFRJ, iniciou sua formação cirúrgica no Hospital Souza Aguiar e especializou-se em hospitais em países diferentes.

Se destacou no atendimento a queimados, em cirurgias reparadoras e da mão. Chefiou a 38ª enfermaria da Santa Casa. Formou mais de 500 cirurgiões plásticos de mais de 40 países.

Pitanguy fez sua passagem em 6 de agosto de 2016, aos 90 anos, após sofrer uma parada cardíaca em casa. Sua última aparição pública foi no dia anterior à sua morte, carregando a chama olímpica dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


logo medpuc cor.jpg

Ivar da Costa Rodrigues (in memoriam)

Ivar da Costa Rodrigues foi o primeiro Professor Titular do curso de curso de Neurologia da PUC-Rio, em 1960.

Ivar era discípulo do grande fundador Prof. Austregésilo e desenvolvia o curso nas dependências do Instituto de Neurologia da Universidade do Brasil, hoje denominado Instituto de Neurologia Deolindo Couto, onde ele era Livre-Docente de Neurologia.

De forma ininterrupta, o Prof. Costa Rodrigues lecionou até 1980, data em que se foi elevado à categoria do Prof. Emérito da PUC-Rio.

Jayme Vignoli (in memoriam)

Nasceu em 29 de agosto de 1908 na cidade de Porto Alegre, RS. Formou-se em 1931 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Foi presidente da da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia no biênio 1954-1955.

Em 1959 coordenou a criação do curso de especialização em Endocrinologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fotos professores homenageados MEDPUC (5).png

Jayme Rodrigues

Em 1969, Jayme Rodrigues assumiu o cargo de coordenador do curso de especialização em Endocrinologia da PUC-Rio.

Estabeleceu um convênio entre o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione e a Escola Médica, aprimorando a formação de endocrinologistas criados e comprometidos com os ideais dos fundadores do curso e do IEDE.

Antonio Luiz Medina (5).png

Jarbas Anacleto Porto (in memoriam)

Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), Jarbas Anacleto Porto foi um dos fundadores da Escola Médica da PUC-Rio. 

O professor também foi responsável pela criação do curso de Dermatologia da universidade.


Antonio Luiz Medina (4).png

Jesse Pandolpho Teixeira

(in memoriam)

Após fazer residência nos Estados Unidos, Jesse trouxe uma especialização em Cirurgia Torácica para o Brasil, mais precisamente para o Rio de Janeiro. No Hospital Estadual Santa Maria, em Jacarepaguá, ele começou a residentes e os formar cirurgiões torácicos, ainda nos anos 50.

Foi o criador do curso de especialização em Cirurgia Torácica da PUC-Rio e permaneceu na intituição até 1991.

Antonio Luiz Medina (6).png

Jorge Alberto Costa e Silva

Fundador do curso de pós-graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, Jorge Alberto Costa e Silva esteve à frente da coordenação do curso no período de 1900 até 1900.

Continua colaborando com o crescimento da Medicina da PUC-Rio facilitando o contato com universidades e órgãos internacionais, o que resultou, mais recentemente, na realização do curso Ambiente e Saúde, em parceria com a universidade portuguesa Ahed.

Em junho de 2018, recebeu o título de Professor Benemérito da PUC-Rio.

logo medpuc cor_2.png

Jorge de Barros Affonseca Farias

O professor Jorge de Barros coordenou a primeira turma do curso de especialização em Medicina Física e Reabilitação que começou no ano de 1966.

As aulas acontecem no Hospital do Exército, através de um convênio assinado entre a instituição de saúde e a universidade. O professor Affonseca se afastou do curso em 1986.

Jorge Fonte de Rezende (in memoriam)

Formado na Maternidade-Escola de Laranjeiras, o Prof. Jorge Rezende assumiu a coordenação do curso de Obstetrícia da PUC-Rio em 1967.

Permaneceu no cargo até 1980, passando para os alunos o melhor da área.


Jorge Sampaio de Marsillac Mota (in memoriam)

Fundou na PUC-Rio o primeiro curso de especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Brasil, no ano de 1967. Foi um dos pioneiros responsáveis ​​pelo reconhecimento da especialidade e ocupou grande parte dos cargos de prestígio da carreira médica, como chefe do serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, chefe de divisão de cirurgia, presidente da Academia Nacional de Medicina e da Academia Nacional de Medicina Militar, além de ter vencido inúmeros prêmios. Ele foi um dos fundadores do INCA, ocupou o cargo de diretor geral além de ter sido responsável pela criação do serviço de cirurgia de Cabeça e Pescoço, também em 1967.

José Antonio Lopes.png

José Antônio Lopes

(in memoriam)

Especialista em Cirurgia Geral, se especializou em Cirurgia Pediátrica na Universidade São Paulo em 1946, onde uma modalidade cirúrgica já estava prevista com serviços em funcionamento e trabalhos realizados no âmbito acadêmico.

Fundou o curso de Cirurgia Pediátrica da PUC-Rio, o primeiro do Rio de Janeiro, em 1963. Ele iniciou a formação de cirurgiões pediátricos cariocas, tornando-se o centro referencial de difusão dos novos conhecimentos da área e propiciando o estabelecimento da especialidade em ascensão na cidade.

Fotos professores homenageados MEDPUC (5).png

José Augusto de Aguiar (in memoriam)

Em 1982, o professor José Augusto de Aguiar propõe a criação do curso de especialização em Nefrologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC - Rio.

O curso sempre teve uma parceria com a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, o que permitia que as aulas práticas realizadas realizadas no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

José Augusto permaneceu na coordenação do curso até 88, ano em que faleceu, deixando o curso paralisado por algum tempo.

Fotos professores homenageados MEDPUC (3).png

José Augusto Villela Pedras (in memoriam)

Em 1964 criou o primeiro curso de especialização em Medicina Nuclear do Rio de Janeiro, junto à PUC-Rio.

José Augusto Villela Pedras foi responsável pela formação da maioria dos especialistas do país, As aulas eram ministradas em sua clínica Villela Pedras e no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca.

O professor Villela Pedras manteve o curso em funcionamento por quase todas as décadas, se afastando em 2002 da coordenação. Villela deixou em seu lugar, na coordenação do curso, do professor Berdj Aram Meguerian.


logo medpuc cor_2.png

José Mario Caldas

Fundou, em 1953, o curso de pós-graduação em Colo-Proctologia da PUC-Rio, que permaneceu por 50 anos com sua coordenação.

logo medpuc cor_2.png

José Pinheiro Magalhães

Professor Associado de Proctologia desde 1964, assumiu como Professor Interino após o afastamento de José Mario Caldas em 2003.

Fotos professores homenageados MEDPUC (2).png

José Rodrigues Coura (in memoriam)

O professor José Rodrigues Coura foi responsável pela criação do curso de especialização em Infectologia da PUC-Rio, na década de 60.

As aulas práticas aconteciam no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), porém como o professor Coura era também professor na UFRJ, não foi possível, na época, acumular as duas funções. Um ano após a criação do curso, José Rodrigues Coura precisou afastar-se da EMPG.

logo medpuc cor_2.png

Julio Martins Barbosa

Júlio Martins fundou em 1961 o curso de especialização em Medicina Intensiva da antiga Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Na época essa área ainda não era reconhecida como especialidade médica. Somente no início dos anos 80 foi criada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e em 1981 foi reconhecida como especialidade pela Associação Médica Brasileira (AMB).


Luiz César Póvoa.png

Luiz César Póvoa

(in memoriam)

Ex-aluno da PUC-Rio, onde se especializou-se em Endocrinologia, tornou-se coordenador do curso em 1966. Foi Professor Titular da UFRJ e atuou como médico do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, no Rio de Janeiro, onde pesquisou sobre diagnóstico e tratamento de patologias endócrinas e foi diretor por 15 anos.

Recebeu também o título do Professor Emérito da PUC-Rio pelo trabalho desenvolvido pela Endocrinologia que se destacou como um dos cursos com maior número de alunos do Brasil, tendo formado mais de 500 especialistas.

logo medpuc cor_2.png

Mario Negreiros dos Anjos (in memoriam)

Em 1966 o professor Mário Negreiros assumiu uma coordenação do curso de Endocrinologia, junto com o professor Luiz César Póvoa, e permaneceram até 1969, sendo sucedidos pelo professor Jayme Rodrigues.

Na época, foi estabelecido então um convênio entre o Instituto Estadual de Diabetes Luiz Capriglione e a Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, dando início à formação ininterrupta de endocrinologistas nomeados e comprometidos com os ideais dos fundadores do e curso do IEDE.

Fotos professores homenageados MEDPUC (1).png

Maurício Gonzaga (in memoriam)

Maurício Gonzaga assumiu a Clínica Pediátrica da Policlínica de Botafogo em 1980. Seis anos depois, virou coordenador do curso de especialização em Pediatria da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Se tornado Professor Titular de Pediatria da universidade em 1992.

Especialista em Nefrologia Pediátrica, fundou um setor da área no Hospital dos Servidores e um comitê na Sociedade Brasileira de Pediatria.

Fotos professores homenageados MEDPUC.png

Ney Almeida Mello

Segundo coordenador do curso de especialização em Angiologia da PUC-Rio, substituiu o Prof. Fernando Duque após sua morte, em 2011. O Prof. Ney entrou para a PUC-Rio em 1967 como aluno do curso de especialização, onde depois tornado-se professor, aulas junto com seu mestre, até dando substituí-lo, anos mais tarde.

Grande pesquisador da área, escreveu muitos livros, chefiou Serviço no Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia e é membro de algumas academias médicas. Prof. Ney Almeida Mello esteve à frente da coordenação do curso até o ano de 2015.


Antonio Luiz Medina.png

Nicola Casal Caminha

(in memoriam)

Considerado o “Pai da Radiologia”, atuou como mentor de diversas gerações de radiologistas brasileiros. Fundou o curso de Radiologia em 1960 à convite da direção da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, atual Departamento de Medicina. Organizou o curso de pós-graduação em Radiologia da UFRJ e foi seu primeiro Coordenador.

Seu maior interesse foi dedicar-se a analisar radiografias diante do negatoscópio e emitir laudos criteriosos e detalhados rodeado de alunos e médicos, sobretudo residentes. Trabalhou até o dia anterior à sua morte, em 1995, examinando radiografias e dando laudos radiológicos no Serviço da Santa Casa de Misericórdia, casa em que foi acadêmico estagiário desde o 2º ano de Medicina (1930). Foram 60 anos de trabalho como radiologista.

Omar da Rosa Santos.png

Omar da Rosa Santos

Omar da Rosa se formou no Gaffrée e Guinle no ano de 64 e foi convidado para assumir o curso de especialização em Nefrologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC - Rio em 1995.

Quando assumiu como Professor Titular da PUC-Rio, Omar da Rosa Santos era responsável pelo setor no Hospital do Andaraí, por isso ministrava as aulas do curso nesse hospital e no Gaffrée.

Em junho de 2018, recebeu o título de Professor Benemérito da PUC-Rio.

Antonio Luiz Medina (2).png

Osolando Júdice Machado (in memoriam)

Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, Osolando Júdice Machado foi um dos fundadores da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Acompanhou de perto a criação de diversos cursos e, em 1958, foi responsável pela especialização em Radioterapia da EMPG, a primeira do Brasil.

Por onze anos, como aulas aconteceram no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, onde funcionava o Serviço Nacional de Câncer. O Serviço depois mudou para a Praça da Cruz Vermelha.

Antonio Luiz Medina (3).png

Paulo César Geraldes

Assumiu a coordenação do curso de Administração Hospitalar em dezembro de 1995. As aulas eram ministradas no centro de estudos do Instituto Psiquiátrico Philippe Pinel e na Sociedade de Medicina e Cirurgia.

Em 2002, uma comissão mista formada pela Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina reclassificou a Administração Hospitalar, deixando de ser uma especialidade médica e passando à área de atuação. Tal mudança muda que profissionais de diversas graduações se especializassem e passassem a ocupar cargas nesse ramo.

Geraldes foi professor da Escola Médica da PUC-Rio durante vinte anos.


Antonio Luiz Medina (6).png

Paulo Frederico de Albuquerque (in memoriam)

Paulo Albuquerque coordenou a criação do curso de Pós-Graduação em Urologia da Escola Médica da PUC-Rio em 1961.

O curso era realizado no serviço de Urologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, um dos destaques na formação de urologistas na América do Sul.

Permaneceu na EMPG até o ano de 1977.

Fotos professores homenageados MEDPUC (4).png

Rafael Leite Luna

(in memoriam)

Rafael Leite Luna assumiu a coordenação da Cardiologia durante os anos de 1992 a 1999 e levou o curso de volta ao hospital do IASERJ.

Graduou-se pela atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1955 e fez seu treinamento de pós-graduação nos Estados Unidos da América (1957-1960).

Em 1964 obtia o título de Livre-Docente de Cardiologia da UERJ. É Fellow do American College of Cardiology desde 1981 e da American Heart Association desde 1985. É reconhecido nacionalmente como um expoente na área da Hipertensão Arterial pela sua grande científica produção.

logo medpuc cor_2.png

Renato Tavares Barbosa

Barbosa criou o curso de especialização em Neurocirurgia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio em 1961. Período em que ele era chefe da especialidade no Hospital da Lagoa, local onde eram ministradas como aulas. Renato Tavares Barbosa permaneceu na universidade até 1982, interrompendo o oferecimento do curso.

Fotos professores homenageados MEDPUC (5).png

Rinaldo Victor de Lamare (in memoriam)

Rinaldo Victor de Lamare deu início ao curso de especialização em Pediatria, dando aulas no próprio consultório, em 1953. Formado em Medicina pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), Lamare possuía a maior clínica de Pediatria do Brasil.

Quando foi nomeado decano do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina, em 1961, convidou o professor Álvaro Aguiar para coordenar o curso. Ministravam o curso juntos, um como professor de Pediatria, e o outro de Puericultura.

Faleceu em 28/04/2002.


Roberto Bassan.png

Roberto Bassan

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Bassan foi nomeado Professor Titular de Cardiologia da PUC-Rio em 2004.

É reconhecido como um especialista nas áreas da Doença Coronária, da Síndrome Coronariana Aguda e da Dor Torácica pela sua extensa produção científica nacional e internacional.

Rodolpho Forster.png

Rodolpho Flávio Forster (in memoriam)

Em 1997, Rodolpho Flávio Forster assumiu a coordenação do curso de Pós-Graduação em Urologia da PUC-Rio como Titular.

As aulas passaram a ser ministradas no Hospital Central dos Bombeiros.

Romulo Macambira.png

Rômulo Pereira Macambira (in memoriam)

Em outubro do ano de 1992, o professor Rômulo Pereira Macambira, aprovado em concurso público de provas e títulos, assumiu a coordenação do curso de Infectologia da EMPG. As aulas passaram a ser ministradas no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), onde são realizadas até hoje.

Em junho de 2018, recebeu o título de Professor Benemérito da PUC-Rio.

Fotos professores homenageados MEDPUC (6).png

Ronaldo Damião

Ronaldo Damião assumiu a chefia do serviço de Urologia da Santa Casa em 2012. No mesmo ano, também foi convidado para assumir a responsabilidade do curso de Urologia da PUC-Rio.

Como Professor Titular da especialidade, reestruturou todo o curso e qualificou o corpo docente com títulos de Mestre e Doutor.


Rubem da Costa Leite Amarante.png

Rubem da Costa Leite Amarante (in memoriam)

Fundador da Medicina na PUC-Rio, criou também o curso de especialização em Otorrinolaringologia em 1953, e o primeiro curso de mestrado na área que funcionou de 74 a 82.

Amarante Neto se afastou das atividades na PUC-Rio em 1980, recebendo posteriormente as devidas homenagens como fundador e o título do Professor Benemérito.

Fotos professores homenageados MEDPUC (3).png

Rubem David Azulay (in memoriam)

Em 1987 começou a dividir a chefia do Serviço de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia com Sylvio Fraga.

Antonio Luiz Medina (4).png

Rui Haddad

Em 2005 se tornou o Professor Titular do curso de especialização em Cirurgia Torácica da PUC-Rio.

Fundador do Serviço de Cirurgia Torácica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

logo medpuc cor_2.png

Sérgio Lannes Vieira

Sérgio Lannes Vieira se especializou em Radioterapia no Instituto Nacional do Câncer em 1970. Sete anos depois, assumiu a chefia do setor de Radioterapia do INCA por quatro anos.

Começou na PUC-Rio dando aulas como auxiliar em Radioterapia no curso de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Em 2002, assumiu como Professor Titular de Radioterapia. As aulas passaram a acontecer no Hospital São Vicente de Paulo, onde o professora chefiava um serviço.


Sérgio Luiz Magarão.png

Sérgio Luiz Magarão

O pneumologista especializado em Tuberculose fez carreira universitária e assumiu como Professor Titular do curso de Pneumologia da PUC-Rio.

Na mesma época, Magarão venceu a eleição para Reitor na UNIRIO. Com isso, as aulas passaram a ser ministradas no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Sérgio Novis.png

Sérgio Novis

Graduou-se em Medicina em 1963, pela UNIRIO e especializou-se em Neurologia na PUC-Rio, em 1964. Assumiu a coordenação do curso de pós-graduação em 1981 onde permaneceu por 35 anos, até o ano de 2016.

Conduziu sua trajetória profissional como Livre Docente Doutor da Faculdade de Medicina da UFRJ, foi Professor Titular de Neurologia da Escola de Medicina Souza Marques, exerceu a função de neurologista clínico na Clínica São Vicente e foi Chefe das 24ª e 25ª Enfermarias de Neurologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Fotos professores homenageados MEDPUC (2).png

Simão Coslovsky

Em 1980 assumiu a coordenação do curso de especialização em Obstetrícia da PUC-Rio e permaneceu até 2002 mantendo a tradição de transmitir o melhor da Obstetrícia para os alunos do curso, idealizado pelo criador do curso Prof. Walmir Tostes.

Fotos professores homenageados MEDPUC.png

Sylvio Fraga (in memoriam)

Sylvio Fraga assumiu o curso de Dermatologia da PUC-Rio entre 1981 e 1997.

Nesse período, era chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia, onde passava a ser ministradas como aulas do curso.

Faleceu em 06/09/1997.


Antonio Luiz Medina (5).png

Waldemar Kischinhevsky (in memoriam)

Formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (UNIRIO), Waldemar Kischinhevsky assumiu a carga do Coordenador Interino de Radiologia da PUC-Rio por dois anos, impedindo a descontinuidade do curso.

Faleceu em 30/04/2003.

Walmir Tostes

Sob coordenação de Walmir Tostes, o curso de especialização em Obstetrícia da PUC-Rio foi criado em 1965.

O curso era ministrado na Enfermaria 33 da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, um centro de excelência e pioneirismo em ensino, pesquisa e assistência.