Alimentos Saudáveis e Sustentabilidade

A nutricionista e apresentadora de TV Cynthia Howlett discutiu a importância de um sistema alimentar sustentável.

Por Cecília Quintella 

 

A nutricionista Cynthia Howlett durante o evento 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio.

A nutricionista Cynthia Howlett apresentou sobre a necessidade de se criar um sistema alimentar e uma rotina saudável e sustentável. Atualmente ela trabalha com nutrição infantil em escolas do Rio de Janeiro e enfatizou como é essencial compreender e questionar os processos pelos quais os produtos e alimentos passam até chegarem às casas das pessoas. Além disso, Howlett falou sobre os impactos da alimentação no meio ambiente, assim como no bem-estar das pessoas. A apresentadora de TV palestrou sobre o tema “Alimentos Naturais e Sustentabilidade” ao final da 2ª Jornada de Nutrição da PUC-Rio, no dia 3 de julho.

O sistema alimentar abordado pela nutricionista se trata de pensar o processo de alimentação como um todo - produção, distribuição e consumo - de forma ecologicamente viável, como também economicamente justa e socialmente benéfica. Howlett compreende que a saúde de seus pacientes vai além dos nutrientes em seus pratos. 

É hora de termos consciência de que a maneira como nos alimentamos impacta o mundo todo.
— Cynthia Howlett
 

Para ela, é imprescindível encontrar uma forma saudável de se alimentar sem interferir fortemente no planeta. “Precisamos prestar atenção nesse ciclo e não apenas no que nos faz bem. O processo que o alimento passou até chegar em nossos pratos é bom e produtivo?”, questionou. Algumas sugestões de dietas a serem seguidas são a Mediterrânea, Nórdica e a base de plantas - além de promoverem uma rica alimentação, impactam menos o meio ambiente.  

A nutricionista também mostrou como o cenário da indústria alimentícia atual é preocupante em relação aos impactos ambientais. Por exemplo, são necessários cerca de 15 mil litros de água para produzir apenas um quilo de carne vermelha. Além disso, o uso excessivo de agrotóxicos no Brasil também é preocupante. 

Alguns hábitos alimentares sustentáveis são: comprar alimentos frescos e orgânicos, cozinhar em casa, planejar o cardápio da semana com antecedência, apoiar produtores locais, realizar refeições junto com a família, entre outras. Não só isso, mas Howlett também comentou que uma rotina saudável de sono e exercícios é essencial para a saúde pessoal. De forma geral, a apresentação enfatizou que um sistema sustentável engloba não apenas a saúde individual, como também a global.

Ficou interessado?

Confira mais do que foi abordado no evento 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio no nosso Instagram.