O Olhar Integrativo da Nutrição

A nutricionista e professora da pós-graduação de Nutrição Clínica da PUC-Rio, Larissa Cohen, palestrou sobre um olhar para além da alimentação no tratamento nutricional


Por Cecília Quintella

A nutricionista Larissa Cohen durante o evento 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio.

A coordenadora da pós-graduação de Nutrição Clínica da PUC-Rio, Larissa Cohen, apresentou a importância do olhar integrativo no atendimento nutricional dos pacientes. Durante a sua participação na 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio, realizada no dia 3 de julho, a nutricionista enfatizou a necessidade de entender os pacientes em toda a sua complexidade, isto é, avaliar no consultório não só as demandas nutricionais, como também emocionais, sociais, espirituais, entre outras. Ela também abordou a relação da saúde e do bem-estar das pessoas com a natureza e o meio ambiente. 

O olhar integrativo compreende as dores, as dificuldades e os objetivos de cada paciente.
— Profª Larissa Cohen

Um dos pontos discutidos por Larissa foi a relação da alimentação com a saúde mental. O quadro de saúde mental brasileira foi um dos piores do mundo após a pandemia da Covid-19, de acordo com o relatório do Global Mind Project.  A nutricionista apontou como o alto consumo de alimentos ultraprocessados - ricos em gorduras saturadas, açúcares e aditivos - impactam o bem-estar mental das pessoas e aumentam a inflamação do corpo. Outro fator relacionado à alimentação influente na saúde mental é o costume de realizar refeições junto com outras pessoas. De acordo com a nutricionista, a falta de relações com amigos e familiares pode resultar em um estado mental negativo. 

Com o objetivo de melhorar não apenas a alimentação de seus pacientes, mas o estilo de vida como um todo, uma das sugestões de Larissa é o contato com a natureza, pois pode ajudar significativamente na manutenção do bem-estar mental e físico das pessoas. Além da prática de exercícios ao ar livre, a nutricionista mencionou uma prática já comum no Japão chamada “Banho de Floresta”. Ela já é indicada por muitos médicos do país que é passar um tempo próximo à natureza e ter consciência do que se encontra ao redor. 

Ao longo de toda a apresentação, Larissa enfatizou como a nutrição influencia a saúde mental, social e emocional. O olhar integrativo na nutrição busca considerar os objetivos e realidades de cada paciente, para compreendê-los individualmente. Segundo a nutricionista, “A nutrição integrativa agrega diversas partes do em algo único”.

Ficou interessado?

Confira mais do que foi abordado na 2ª Jornada de Nutrição PUC-Rio no nosso Instagram.