ABA: o que há de novo?

 A professora e psicóloga Mariana Braido conta as novidades da Análise do Comportamento Aplicada

Por Maitê Branco Kröeber


A professora e psicóloga Mariana Braido durante o evento “Autismo nos Dias de Hoje: Para Pais e Cuidadores” na Casa da Medicina da PUC-Rio.

A professora do Curso de Pós-Graduação em TCC Aplicada à Infância e Adolescência da PUC-Rio e psicóloga do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Mariana Braido, explicou como funciona a Análise do Comportamento Aplicada e quais as novidades no ramo. O tema “ABA: O Que Há de Novo” foi abordado no último dia 26 de abril durante o evento “Autismo nos Dias de Hoje: Realidades e Mitos”, que ocorreu na Casa da Medicina da PUC-Rio.

Braido iniciou ao explicar que o comportamento interferente é classificado como um tipo de comportamento que ocorre no local errado, no momento errado, dura muito tempo e pode ser muito forte ou fraco, dependendo do contexto. Assim, ela destacou a importância de reconhecer quais reforçadores são positivos e quais são negativos para que esta atitude não se mantenha no repertório do jovem autista. 

A professora também afirmou como pais e cuidadores devem se atentar ao antecedente, a resposta e a consequência relacionada a este comportamento para que ele possa ser superado. 

“Um mesmo comportamento pode ser mantido pelas duas funções: tanto a negativa, quanto a positiva” - Profa. Mariana Braido. 

Dessa maneira, a psicóloga concluiu a apresentação reforçando a ideia de que uma intervenção efetiva deve ser feita aos poucos, com cuidado e reavaliações frequentes, se mantendo sempre atento às variáveis de comportamento e comunicando não o que a criança não pode fazer, mas sim, o que ela pode. 

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