Como treinar habilidades sociais em crianças autistas
A professora e psicóloga Conceição Fernandes cita maneiras de desenvolver o comportamento social de jovens com Autismo
Por Maitê Branco Kröeber
A psicóloga e professora do curso de Pós-Graduação em Avaliação Neuropsicológica e Intervenções em Múltiplos Contextos no TEA PUC-Rio, Conceição Fernandes, explicou - em palestra na Casa da Medicina - como as intervenções de comportamento podem auxiliar no desenvolvimento social de autistas. O tema “Como Treinar Habilidades Sociais” foi abordado no último dia 26 de abril, durante o evento “Autismo nos Dias de Hoje: Para Pais e Cuidadores”.
Fernandes iniciou a apresentação falando sobre o desenvolvimento da cognição social de crianças autistas e a importância de treinar esta área e alguns fatores que a compõem, como o uso do humor e como lidar com frustrações.
A professora destacou que o comportamento social é definido a partir das necessidades da idade em questão e, por isso, pais e cuidadores devem se manter atentos aos gostos pessoais dos jovens, priorizando o “ser individual” e criando possibilidades de generalização.
“O desenvolvimento de habilidades sociais não é para ser engessado, é para melhorar a capacidade de interação da criança autista” - Profa. Conceição Fernandes
Assim, ela concluiu a palestra reforçando que a vinculação afetiva apenas se constrói na comunicação e que o tratamento para autismo neste quesito deve sempre buscar novas formas de interação com o mundo social.
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