Estilo de vida saudável pode prevenir o diabetes gestacional

Pesquisadores desenvolveram um escore de risco genético para identificar indivíduos que se beneficiariam mais com o aconselhamento de estilo de vida para prevenir diabetes gestacional e pós-parto. O estudo publicado avaliou sujeitos que receberam exercícios físicos intensificados e aconselhamento dietético durante a gravidez e pelo primeiro ano após o parto.

Neste estudo, um escore de risco poligênico (SPR) descrevendo o risco genético de diabetes foi calculado utilizando variantes genéticas conhecidas por aumentar o risco de diabetes tipo 2. O escore de risco para diabetes tipo 2 esteve associado a níveis elevados de glicose em gestação média e tardia, bem como um ano após o parto.

O estudo descobriu que o diabetes gestacional, bem como pré-diabetes e diabetes um ano após o parto também foram mais comuns entre aqueles com maiores escores. Além disso, o risco genético também afetou a ligação entre aconselhamento de estilo de vida e diabetes gestacional, bem como diabetes.

Com base na pesquisa, intervenções intensificadas no estilo de vida beneficiaram apenas mulheres com maior risco genético de desenvolver diabetes tipo 2. De acordo com os pesquisadores, a pontuação de risco genético permitiria identificar as gestantes mais em risco, bem como direcionar recursos e as medidas preventivas mais eficazes especificamente para elas.

Fonte: https://link.springer.com/article/10.1007/s00125-022-05712-7