Problemas de tireoide ligados ao aumento do risco de demência

Pessoas mais velhas com hipotireoidismo, também chamada de tireoide subativa, podem estar em maior risco de desenvolver demência, de acordo com estudo publicado na revista médica da Academia Americana de Neurologia. O risco de desenvolver demência foi ainda maior para pessoas cuja condição de tireoide exigia medicação de reposição hormonal da tireoide. Os pesquisadores explicaram que embora mais estudos sejam necessários para confirmar esses achados, as pessoas devem estar cientes dos problemas da tireoide como um possível fator de risco para demência e terapias que poderiam prevenir ou retardar o declínio cognitivo irreversível.

Das pessoas com demência, 68 pessoas, ou 0,9%, tinham hipotireoidismo, em comparação com 34 das pessoas sem demência, ou 0,4%. Quando os pesquisadores se ajustaram a outros fatores que poderiam afetar o risco de demência, como sexo, idade, pressão alta e diabetes, descobriram que pessoas com mais de 65 anos com hipotireoidismo tinham 80% mais chances de desenvolver demência do que pessoas da mesma idade que não tinham problemas com tireoide. Para pessoas com menos de 65 anos, ter histórico de hipotireoidismo não estava associado a um risco aumentado de demência.

Quando os pesquisadores olharam apenas para pessoas que tomaram medicação para hipotireoidismo, descobriram que eram três vezes mais propensas a desenvolver demência do que aquelas que não tomavam medicamentos.

Fonte: https://n.neurology.org/content/early/2022/07/06/WNL.0000000000200740