Ingestão de frutas pode prevenir depressão
Pessoas que comem frutas regularmente são menos propensas a relatarem sintomas de depressão. Além disso, o estudo publicado na revista científica British Journal of Nutrition alertou que o excesso de lanches salgados no dia a dia tem o efeito contrário, levando a um número maior de queixas de ansiedade e mal-estar.
Os participantes do estudo comiam, em média, duas porções de frutas por dia. Aqueles que se alimentavam com mais unidades relataram menos sintomas de depressão e registraram índices maiores de bem-estar. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), por exemplo, recomenda um consumo diário de cinco porções.
Os pesquisadores explicam que tanto as frutas quanto os vegetais são ricos em antioxidantes, fibras e micronutrientes essenciais que promovem a função cerebral ideal, mas esses nutrientes podem ser perdidos durante o cozimento.
Pessoas que se alimentavam regularmente com lanches salgados, como batatas fritas e salgadinhos, numa frequência de mais de três vezes por semana, registraram níveis mais elevados de ansiedade, depressão e estresse, e apresentaram mais queixas de “lapsos mentais diários”, ou seja, falhas cognitivas durante tarefas do cotidiano.