Oxigenoterapia hiperbárica pode ajudar no tratamento de dependência de opioides
Pesquisadores descobriram que oxigenoterapia hiperbárica pode ajudar as pessoas que estão sendo tratadas para o vício em opioides a reduzir sua dose de metadona e gerenciar melhor os sintomas de dor e abstinência.
O par de estudos publicados no Journal of Addictions Nursing e na Pain Management Nursing mostraram que aqueles que haviam recebido oxigenoterapia hiperbárica como parte de um axicarado de metadona planejado foram capazes de manter uma redução significativamente maior da dose de 4,3 mg três meses após o estudo, em comparação com 0,25 mg em participantes que não receberam a terapia.
Eles também relataram metade do nível de sintomas de abstinência experimentados pelos participantes do controle após apenas um dia de oxigenoterapia hiperbárica. Além disso, verificou-se que os participantes do grupo de tratamento hiperbárico de oxigenoterapia relataram menor intensidade de dor e desejos de drogas do que os participantes de controle que receberam uma mistura de oxigênio equivalente ao ar ambiente entregue à pressão atmosférica normal.
Os pesquisadores também viram melhorias em outros desfechos, como qualidade do sono e humor. Se as descobertas se mantiverem em um estudo clínico maior, a oxigenoterapia hiperbárica pode se tornar uma ferramenta não farmacológica que os provedores podem usar para ajudar as pessoas a gerenciar a dor e potencialmente reduzir seu uso de opioides.