Drogas senolíticas aumentam proteína protetora chave de doenças relacionadas ao envelhecimento

Pesquisadores descobriram que drogas senolíticas podem impulsionar uma proteína chave no corpo que protege as pessoas mais velhas contra aspectos do envelhecimento e uma série de doenças. O estudo publicado na eBioMedicine mostrou que as células senescentes diminuem a produção de uma proteína protetora chamada a-klotho em três tipos de células humanas: células endoteliais veias umbilicais, células renais e células cerebrais.

Eles também descobriram que usando os senolíticos desatinib mais quercitin em três tipos de camundongos a-klotho foi aumentado. E depois de administrar desatinib mais quercitina em participantes de ensaios clínicos com fibrose pulmonar idiopática, que a-klotho também aumentou.

Eles acreditam que essa descoberta pode abrir outra via para investigar o impacto das células senescentes periféricas no envelhecimento cerebral. Este estudo mostra que os senolíticos, que podem ser administrados oralmente, aumentam a-klotho em humanos com fibrose pulmonar idiopática, uma doença associada à senescência que leva à fragilidade, sérias dificuldades respiratórias e morte.

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352396422000962?via%3Dihub