Música combinada com estimulação auditiva pode ajudar a reduzir a ansiedade

Tratamentos que integram a música e a estimulação auditiva podem ser eficazes na redução da ansiedade em alguns pacientes, de acordo com estudo randomizado publicado na revista PLOS ONE.

Durante os testes, os pesquisadores perceberam que entre as pessoas com ansiedade moderada antes da sessão de tratamento, foram observadas maiores reduções na ansiedade somática - os sintomas físicos da ansiedade - foram observadas em pessoas que ouviram música e ABS (p=0,04, tamanho do efeito=0,83), ou aqueles que ouviram música sozinhos (p=0,05, tamanho do efeito=0,52), em comparação com aqueles que ouviram o ruído rosa.

As maiores reduções na ansiedade do estado cognitivo - o aspecto da ansiedade relacionada a pensamentos e sentimentos - também foram observadas em participantes moderados de ansiedade de traços que ouviram música e ABS.

Entre as pessoas com alta ansiedade de traços antes da sessão, o grupo sozinho de música apresentou reduções significativamente maiores na ansiedade em comparação com o grupo ABS sozinho (p=0,04, tamanho do efeito =0,72).

Os autores concluem que os tratamentos de base sonora podem ser eficazes na redução da ansiedade e potencialmente oferecem um método simples e facilmente distribuível de tratamento da ansiedade em um segmento da população.

Fonte: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0259312