Descoberto novo processo imunológico que regula inflamação na gordura humana
Cientistas identificaram como células imunes específicas podem trabalhar juntas na gordura para causar inflamação que leva ao ganho de peso e à obesidade. O trabalho publicado na revista biomédica internacional Science Translational Medicine aponta novos caminhos para explorar a regulação dessa inflamação no tecido adiposo, sugerindo assim novas formas de controlar a obesidade.
Durante a pesquisa, eles identificaram como "proteínas de checkpoint" e células imunes alteram células inflamatórias dentro do tecido adiposo para causar obesidade. Em pessoas com obesidade (Índice de Massa Corporal IMC> 30 kg/m²) essas alterações na expressão de checkpoint na gordura visceral foram preditivas do peso da pessoa.
Os cientistas então mostraram que as modificações nas chamadas proteínas imunológicas de pontos de verificação de camundongos em uma dieta ocidental de "alta gordura" estavam ligadas a reduções dramáticas no desenvolvimento da obesidade e diabetes.
Os pesquisadores acreditam que esse novo processo de regulação de células em gordura visceral de indivíduos obesos avança a compreensão de como o sistema imunológico controla o ganho de peso induzido pela dieta que pode levar a condições como obesidade e diabetes tipo 2.
Fonte: https://www.science.org/doi/10.1126/scitranslmed.abj6879