Exposição moderada à luz durante o sono prejudica a saúde do coração
Pesquisadores descobriram que a exposição a uma iluminação ambiente moderada durante o sono noturno, em comparação com dormir em um quarto sem iluminação, prejudica sua função cardiovascular durante o sono e aumenta sua resistência à insulina na manhã seguinte.
O estudo publicado na PNAS mostrou que apenas uma única noite de exposição à iluminação moderada do quarto durante o sono pode prejudicar a regulação da glicose e da cardiovascular, que são fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica. Os pesquisadores explicam que isso ocorre porque a luz ativa o sistema nervoso autônomo e aumenta a frequência cardíaca.
Além disso, os investigadores descobriram que a resistência à insulina ocorreu na manhã seguinte às pessoas dormirem em uma sala de luz. Resistência à insulina é quando as células em seus músculos, gordura e fígado não respondem bem à insulina e não podem usar glicose do seu sangue para energia. Para compensar, seu pâncreas produz mais insulina. Com o tempo, seu açúcar no sangue sobe.
Fonte: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.2113290119