Estimulação do nervo vago pode reduzir custos de cuidados para crianças com epilepsia descontrolada

Estimulação do nervo vago (VNS) pode reduzir custos de cuidados para crianças com epilepsia descontrolada. O estudo publicado na revista Epilepsia constatou que pacientes que receberam VNS, quando utilizados com medicamentos anticonvulsivos (ASM), apresentaram menores custos hospitalares em relação ao uso apenas do ASM. O estudo constatou que os pacientes tratados com ASM mais VNS tiveram uma economia de mais de US $ 3.000 de custos anuais relacionados à epilepsia por ano, em comparação com o tratamento apenas com ASM.

Os pesquisadores explicam que a estimulação, às vezes referida como um "marca-passo para o cérebro", envolve um dispositivo estimulador que é implantado sob a pele no peito, com um fio que é enrolado ao redor do nervo vago no pescoço. Ajuda a prevenir convulsões enviando pulsos elétricos regulares e leves para o cérebro. Normalmente, o paciente não está ciente de que o dispositivo está operando.

Além de apresentar custos mais baixos para o sistema de saúde após a cirurgia de VNS, do ponto de vista prático, significa menos internações por causa das convulsões. Os pacientes passam seus dias em casa em vez de no hospital.

Os pesquisadores ressaltaram que esse estudo mostra que as opções cirúrgicas devem fazer parte do armamento de tratamento de epilepsia. Enquanto estudos futuros analisarão os resultados da cirurgia de epilepsia craniana, este estudo foi limitado ao VNS e não incluiu cirurgia de epilepsia no cérebro, que é uma maneira importante de tratamento da epilepsia.

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/epi.17208