Projeto de Promoção da Saúde da Mulher oferece mamografias gratuitas

por Rodrigo Yacoub

mama32-300x247.jpg

A MEDPUC está oferecendo mamografias gratuitas para mulheres acima de 50 anos de idade, residentes na Rocinha, pelo projeto Promoção da Saúde da Mulher. Por ano são registrados 50 mil novos casos de câncer de mama, de acordo com a última estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A solução mais eficiente até agora é a detecção precoce, que facilita o tratamento.

O câncer de mama é o principal câncer que acomete mulheres no mundo todo. Na maioria das vezes, o câncer é diagnosticado já em estágio avançado e pode levar a estado terminal. O conceito de detecção precoce se sustenta na ideia que quanto mais cedo o câncer é detectado, mais eficaz será o tratamento. Iniciado em 2011, na comunidade de Vila Canoas, o projeto já passou pelo Complexo do Alemão, Complexo da Maré e agora está na Rocinha.

De acordo com o INCA, sintomas como alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja, secreção no mamilo, nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária e o surgimento de nódulos palpáveis na axila são sinais de alerta.

Em estudo realizado por Godinho e Koch em 2005, a televisão era o meio mais utilizado para adquirir conhecimentos sobre o câncer da mama e ainda assim, somente 26% das mulheres obtinham informações através desse veículo. Esta pesquisa traz à tona a deficiência na dissociação de informações sobre o câncer de mama e seus cuidados necessários.

A iniciativa do curso de Radiologia da Escola Médica da PUC-Rio tem como alvo mulheres residentes na comunidade da Rocinha, agrupadas da seguinte forma: para a realização de exames de mamografia, todas com idades entre 50 e 70, e as com idades inferiores desde que sintomáticas ou com histórico na família serão cadastradas, terão uma consulta gratuita no Ambulatório da Escola Médica e realizarão mamografia no Serviço de Radiologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro com transporte fornecido pela PUC, saindo da Casa da Medicina.

As mulheres não portadoras de suspeita de câncer de mama serão encaminhadas para o grupo de prevenção primária que será implantado na comunidade sob a supervisão da Medicina da PUC-Rio. Os casos nos quais seja detectada a presença de alteração ou suspeita de lesão maligna serão conduzidos à biópsia. Confirmada a lesão, será realizado o procedimento terapêutico adequado e a reconstrução mamária, nos casos de mastectomia.