População sofre com ausência de vitaminas no organismo
por Thays Viana
99% da população brasileira possui quantidade insuficiente de vitaminas importantes para o organismo, revela pesquisa feita pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e pela USP (Universidade de São Paulo). A ausência de vitaminas no organismo, chamada de hipovitaminose, pode gerar diversos distúrbios, entre eles: falta de crescimento em crianças, dificuldade para engravidar em mulheres, facilidade em abortar no primeiro trimestre da gravidez, entre outros. O inverso também é prejudicial, pois o excesso de algumas vitaminas (hipervitaminose) também geram problemas graves.
“As vitaminas lipossolúveis (armazenadas em gorduras e não eliminadas como as hidrossolúveis que são eliminadas pela urina) como as vitaminas A, D, E e K, quando em excesso têm sintomas diferentes que vão desde rachaduras labiais, pele seca, a outros sintomas, como: danos graves aos ossos, fragilidade dos tecidos e rins, quando o excesso é de vitamina D”, exemplifica a professora Ana Paula Lins, professora do curso de especialização em Endocrinologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio.
Na pesquisa foram entrevistadas 2420 pessoas com mais de 40 anos de idade, de todas as regiões do país, e registrou-se que 50% dos brasileiros têm falta de vitamina A, 80% falta de vitamina C e 81% de K. Constatou-se também que os entrevistados estão ingerindo no máximo 1,9 microgramas de vitamina D, quando seriam necessários 10 microgramas por dia. Para saber qual a medida ideal de vitaminas para o organismo, são estabelecidos valores de referência para a ingestão de nutrientes, verificados a partir de exames de sangue solicitados por médicos especialistas.
Apesar da grande necessidade de vitaminas para manter um corpo saudável e uma boa dieta, o consumo em excesso, ou seja, acima das necessidades, pode levar a um quadro de intoxicação, podendo variar os sintomas de acordo com a vitamina ingerida. O quadro clínico vai depender da vitamina envolvida na intoxicação. A hipervitaminose é muitas vezes causada pelo excesso de alimentos com determinada substância associado a suplementos tomados de maneira desregrada. Ainda que as vitaminas e minerais sejam produtos naturais, não os impede de causar riscos à saúde, portanto é preciso ter cautela além da orientação médica antes de fazer uso de certos medicamentos ou produtos industrializados (como Centrum, por exemplo).
É importante ressaltar a importância da prescrição médica e o acompanhamento de um nutricionista ou especialista que faça as recomendações necessárias para cada pessoa.