Câncer de mama masculino

por Thays Viana

Ricardo-Chagas-e1434374194544-300x277.jpg

Apesar de raro, é possível que homens tenham câncer de mama. Pelo fato da doença se desenvolver no tecido mamário, isso permite que os homens sejam capazes de adquiri-la assim como as mulheres, representando 1% do total de casos.  Sendo assim, os rastreamentos que são feitos com as mulheres não têm a mesma proporção pelo fato de ter custos altos, além de não possuírem tanta eficácia por causa da baixa demanda.  O mesmo se aplica às campanhas de alerta, como por exemplo, o Outubro Rosa.

Diferentemente dos casos femininos, não há uma preocupação dos homens em relação ao câncer de mama, o que eleva o nível de registros de casosjá que falta prevenção nos quadros inicias da doença.  No entanto, os sintomas são basicamente os mesmos, devendo ficar atento às retrações de bico do peito, observando no espelho ou com a ajuda de outra pessoa, além da apalpação de nódulos.

- Pelo fato das mulheres se preocuparem com mais antecedência em relação ao Câncer, há uma maior prevenção, diminuindo as chances de expansão dos tumores e detectando precocemente o aparecimento de novos tumores. A mama feminina por ser, em geral, maior que a masculina, consegue ‘manter’ o tumor localizado, no caso dos homens tende a se espalhar para a região da axila - afirma o Professor de Mastologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio Ricardo Chagas.

O exame genético serve para a identificação do gene, o que auxilia pouco, porém a população entende por exame genético a questão da hereditariedade, “os casos hereditários são de 5 a 10%, esse tipo de exame verifica se vale a pena ou não a retirada da mama toda ou das duas mamas”, diz o Prof. Ricardo Chagas, e afirma que nos casos femininos são mais prováveis cânceres hereditários. Contudo, vale aos homens se manter atentos aos casos de câncer de mama na família, principalmente de parentes próximos.

Em relação aos tratamentos, o mais recomendado é a mastectomia, a retirada da mama. Em todo caso, há avanços na medicina quanto aos tratamentos do câncer, a mamografia 3D ou mamografia tomográfica ainda está em fase de testes no Brasil, pouco utilizada pelo custo e benefício, porém a Tomossíntese é um tratamento bastante atual e mais utilizado, com o intuito de cessar as dúvidas, esse exame consiste em pequenos cortes muito finos na horizontal em formas de camadas.

Por fim, é importante lembrar que a gordura corporal não influencia nos casos de câncer de mama, o fato da mama aumentada nada interfere nas possibilidades de ter a doença, é apenas uma questão de peso e gordura localizada, o que não aumenta as chances de um possível câncer. Entretanto, é de suma importância estar em alerta, realizar exames e se precaver com antecedência.