Novos professores beneméritos na Medicina

por Rodrigo Yacoub

A entrega do título de Professor Benemérito da PUC-Rio aos professores Francisco de Paula Amarante Neto, José Antonio Lopes e Sérgio Augusto Pereira Novis e a oficialização de posse da nova coordenadora de Otorrinolaringologia, professora Ana Cristina da Costa Martins, foram os momentos mais importantes do evento de comemoração do Dia do Médico, que aconteceu nesta segunda-feira, na Casa da Medicina.

A cerimônia começou às cinco da tarde e a abertura foi realizada pelo Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., que fez um discurso sobre os valores da atualidade, tanto físicos como imateriais. A importância da ecologia, da preservação do meio ambiente e da água, o respeito à instituição da Igreja e as religiões, principalmente de umas com as outras. Em uma de suas frases, ele ainda ressaltou a importância do planeta Terra e como ele é um empréstimo feito à nossa geração e que devemos preservar para o futuro.

Em seguida, o Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Prof. Hilton Koch, falou sobre o desenvolvimento da Medicina e as dificuldades enfrentadas para a criação de uma nova graduação. Por último, o coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do CCBS, Prof. Jorge Biolchini, falou dos projetos que a MEDPUC desenvolve e apoia, das parcerias internas e externas, e das perspectivas para o futuro.

A mesa foi composta pelo Reitor da universidade, pelo Decano do CCBS e pelo Diretor da EMPG, Prof. Roberto Lourenço. Uma medalha simbolizando a honra de Professor Benemérito foi entregue a cada um dos homenageados, sendo a primeira delas, ao Prof. Lopes. O cirurgião pediátrico discursou sobre seu primeiro encontro com a universidade, sua parceria de anos e a admiração que sente por ter seu trabalho reconhecido. Ele ainda fez questão de mencionar, com orgulho, que seu curso formou mais de 100 alunos.

O professor Amarante foi o segundo homenageado e fez questão de contar sua história que é entrelaçada com a da instituição. Seu pai, Prof. Rubem Costa Leite Amarante foi o fundador da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, o primeiro curso de especialização oficial ministrado no país. E finalmente, a medalha foi entregue ao Prof. Sérgio Novis, que não precisou de discurso pronto e escolheu suas palavras na hora, falou do coração e emocionou não só a plateia, como o Prof. Koch, com quem tem história prévia.

A cerimônia terminou com a passagem da coordenação da cadeira de Otorrinolaringologia para a Prof. Ana Cristina da Costa Martins, que falou sobre suas perspectivas para o futuro do curso e da admiração que sente pelo antigo coordenador.