Brasil se mobiliza contra Poliomielite e Sarampo

por Isabela Dias de Oliveira

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começou em todo o Brasil nesse mês de novembro. O governo espera vacinar mais de 12,7 de crianças entre os dias 08 e 28.  No sábado 22, os postos de saúde serão abertos para intensificar a mobilização nacional para o combate às doenças.

O público alvo da vacinação contra o sarampo é de 1 até 5 anos. Normalmente, essa campanha é realizada a cada cinco anos, no entanto, após serem registrados casos em 2013 e 2014 no Ceará e em Pernambuco, ela foi adiantada. Serão também distribuídas 12,5 milhões doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo protege de doenças como caxumba e rubéola. O sarampo é uma doença viral e extremante contagiosa cuja única forma de prevenção é a vacinação. Atualmente, 10 países apresentaram casos da doença, sendo no Paquistão, na Nigéria e no Afeganistão casos endêmicos do vírus.  

A Poliomielite tem sua população alvo crianças de 06 meses até 5 anos incompletos. Apesar de o Brasil ser considerado livre da doença desde 1990, chegando a receber certificado da Organização Pan-americana de Saúde como área livre do vírus, o cuidado ainda é necessário. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais e o Ministério da Saúde recomenda doses injetáveis para crianças maiores de 6 meses que estejam com o esquema de vacinação atrasado. A Poliomielite é considerada uma doença grave por causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso e podem provocar paralisia irreversível.