A depressão e a vitamina C

por Rodrigo B Yacoub

A vitamina C pode ser a mais nova aliada na luta contra transtornos depressivos. Com o nome científico de ácido ascórbico, o composto tem sido estudado por mais de 10 anos por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e seus resultados foram impressionantes.

A pesquisa mostrou que, ao associar a vitamina C com os antidepressivos mais comuns no mercado – fluoxetina, imipramina e bupropiona – o composto foi capaz de potencializar o efeito dos medicamentos em camundongos que exibiam sintomas de depressão. O estudo ainda mostrou que, mesmo diminuindo as doses dos antidepressivos para um nível menor do que o indicado, a associação com a vitamina C ainda foi capaz de reduzir os efeitos da doença em animais.

Isso se deve, de acordo com uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Ana Lúcia Severo, ao fato de que o ácido ascórbico, conhecido popularmente como uma vitamina hidrossolúvel, também modula a função do sistema nervoso. Essa característica é o que os pesquisadores resolveram explorar, explica Severo. Os benefícios da vitamina C foram comprovados nos testes em que os animais tiveram seus sintomas de depressão induzidos pela substância TNF-alfa, de caráter inflamatório.

A redução da quantidade dos medicamentos é uma vitória por si só, já que as substâncias podem provocar graves efeitos colaterais – motivo que leva muitos pacientes a abandonarem o tratamento, explicou Ana Lúcia Severo.

Apesar dos resultados promissores, o seu uso ainda não é aconselhado – já que ainda não foram realizados testes clínicos. Mas os pesquisadores acreditam que estes poderão ser executados num futuro próximo, já que a vitamina C é um composto isento de efeitos colaterais.

Mesmo não tendo sua efetividade comprovada contra a depressão, a vitamina C tem muitos benefícios, como ajudar na prevenção contra deficiências no sistema imunológico, no sistema cardiovascular e até na saúde ocular. Ela também é conhecida por seu valor estético, capaz de ajudar a desacelerar o envelhecimento da pele. Os alimentos com maior teor de vitamina C são as frutas: além da laranja, o limão, o morango, o kiwi, o abacaxi e a goiaba também entram na lista.