Banho gelado faz bem à saúde?
Por Nicole Rangel Correia
É comum ouvir que tomar banhos com água fria faz bem à saúde, mas será que isso é verdade? Qual é a explicação por trás dessa afirmação?
Pesquisas têm apontado para as duchas frias como vantajosas. Nos últimos anos, estudos mostraram que curtos períodos de estresse podem ser benéficos, e o banho gelado é eficaz em realizar isso. Por esse motivo, ele é comprovadamente benéfico à saúde.
Mesmo que desconfortável na maioria das vezes, o banho gelado pode ser essencial para a manutenção do bem-estar físico e mental. Confira agora algumas razões pelas quais você deveria aderir à água fria em suas chuveiradas.
Melhora a circulação do sangue
Com a temperatura da água mais baixa que a do corpo, o organismo começa a trabalhar para a regulação térmica corporal, o que melhora a circulação sanguínea.
Ajuda na saúde da pele e cabelos
A ducha gelada também ajuda na melhora da saúde da pele e dos cabelos. Água quente contribui para o ressecamento capilar, uma vez que remove seus óleos naturais. No caso da pele, a água fria ajuda a fechar os poros, evitando a oleosidade.
Acelera o metabolismo
O segredo está na constância. Se tomados de 3 a 4 vezes por semana, os banhos gelados podem acelerar o metabolismo, já que o organismo gasta mais energia para alterar sua temperatura.
Alivia dores, inchaços e sintomas de inflamação muscular
Sabe quando uma compressa de gelo é aplicada em alguma lesão? Isso acontece porque o gelo tem efeitos anestésicos e ajuda a aliviar os hematomas. Da mesma maneira, uma ducha gelada pode fazer com que dores, inchaços e sintomas de inflamação melhorem de maneira mais eficaz, pois a temperatura fria da água faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, melhorando essas enfermidades.
A prática pode fazer mal para alguém?
Há uma exceção à recomendação para algumas pessoas. Para quem sofre de baixa imunidade ou apresenta alguns problemas na pele, talvez mudar a rotina bruscamente com os banhos gelados não seja a melhor opção. Por isso, se esse é seu caso, não deixe de buscar acompanhamento médico! O profissional da saúde fará a devida orientação quanto à temperatura ideal para seu estado de saúde.
Como começo a tomar banhos gelados?
Se você não está acostumado às temperaturas mais baixas da água durante o banho, comece adaptando sua rotina da seguinte maneira: tome seu banho com a temperatura de costume, mas ao final, reduza gradativamente a temperatura da água, molhando o corpo aos poucos até se acostumar totalmente. Repetindo essa tarefa diariamente, em pouco tempo seu corpo estará adaptado ao banho gelado, e você poderá usufruir de todos os benefícios que essa prática oferece. Vá em frente, mesmo que seja incômodo de início, sua saúde agradece.