Descoberta razão pela qual mulheres são mais sucetíveis a depressão
Pesquisadores analisaram o núcleo accumbens, parte específica do cérebro que é afetada durante a depressão, para descobrir porque as mulheres são mais afetadas e complicadas de tratar a doença do que os homens. O núcleo accumbens é importante para motivação, resposta a experiências gratificantes e interações sociais - todas afetadas pela depressão.
Análises anteriores dentro do núcleo accumbens mostraram que diferentes genes foram ligados ou desligados em mulheres, mas não em homens diagnosticados com depressão. Essas mudanças podem ter causado sintomas de depressão, ou, alternativamente, a experiência de estar deprimido poderia ter mudado o cérebro.
No estudo publicado na revista Biological Psychiatry, foi observado nos modelos de roedores que as interações sociais negativas mudaram os padrões de expressão genética em camundongos femininos que espelhavam padrões observados em mulheres com depressão.
Ao aumentar experimentalmente a proteína Rgs2 no núcleo accumbens dos camundongos, os pesquisadores perceberam que efetivamente foram revertidos os efeitos do estresse nesses camundongos fêmeas, observando que a abordagem social e as preferências por alimentos preferenciais aumentaram para níveis observados em fêmeas que não experimentaram qualquer estresse.
Eles acreditam que esses resultados destacam um mecanismo molecular que contribui para a falta de motivação frequentemente observada em pacientes deprimidos. A redução da função de proteínas como o Rgs2 pode contribuir para sintomas difíceis de tratar em pessoas que lutam contra doenças mentais.
Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0006322322014007?via%3Dihub