Bebês expostos à cannabis no útero podem estar em risco de obesidade
Pesquisadores descobriram que o uso de cannabis durante a gravidez está ligado ao aumento da porcentagem de massa gorda e ao aumento dos níveis de glicose em crianças de 5 anos.
A pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism da Sociedade Endócrina, analisou amostras de urina de 103 gestantes, das quais 15% tinham níveis detectáveis de canabinóides (como THC e CBD) em sua urina. Os filhos dessas mães, de 5 anos, apresentaram maior massa gorda e níveis de glicose em jejum em comparação com crianças que não foram expostas à cannabis durante a gravidez.
Os pesquisadores explicam que mulheres que usam cannabis, tanto tetrahidrocanabinol (THC) quanto canabidiol (CBD), durante a gravidez podem estar colocando seu filho em risco de baixo peso ao nascer e problemas comportamentais. A exposição a canabinóides também pode aumentar o risco futuro de obesidade e alto teor de açúcar no sangue da criança.
Os pesquisadores acreditam que mais estudos são necessários para entender como a exposição a diferentes canabinóides durante a gravidez pode impactar a prole.
Fonte: https://academic.oup.com/jcem/advance-article/doi/10.1210/clinem/dgac101/6554396