Quem teve ou está com gripe pode se vacinar contra a covid-19?
O Brasil enfrenta uma epidemia de gripe (influenza A, da cepa H3N2), em meio à campanha de vacinação contra o coronavírus. Atualmente, o país aplica a primeira, a segunda e a terceira dose das vacinas contra a covid-19 em sua população - tomar as três doses é essencial para evitar contaminação pela nova variante ômicron que, segundo os primeiros estudos, derruba a taxa de eficácia de quem tomou apenas as duas doses iniciais. Os especialistas explicam que é preciso dividir as pessoas em cenários diferentes: quem já se curou da gripe e quem ainda tem sintomas.
A recomendação das autoridades é que as pessoas aguardem a recuperação e o desaparecimento total dos sintomas para seguirem com o esquema de vacinação da covid-19 - seja primeira, segunda ou terceira dose. Pessoas com gripe não devem ser vacinados para a covid-19, e nem receber outras vacinas enquanto estiverem com sintomas gripais. Se os sintomas de gripe forem leves e se o quadro estiver totalmente resolvido, a vacinação para covid-19 deve ser feita o quanto antes, especialmente para garantir maior proteção contra a nova variante ômicron. A recomendação geral para toda e qualquer vacina é: quando a pessoa estiver com alguma doença infecciosa moderada ou grave (isto é, febre alta, queda do estado geral), recomenda-se adiar qualquer vacina para evitar confusão no diagnóstico.
No caso de pessoas que contraíram a COVID-19 e precisam tomar outra dose da vacina contra a doença, é recomendado que aguarde 4 semanas para seguir o esquema vacinal.