Vacina contra a gripe pode ajudar a proteger contra os efeitos graves da COVID-19

Pesquisadores descobrem que a vacina contra a gripe pode fornecer proteção contra os efeitos graves da COVID-19. A análise de coorte retrospectiva publicada na revista científica PLoS One sugeriu fortemente que a vacina anual contra a gripe reduz os riscos de acidente vascular cerebral, sepse e TVP em pacientes com COVID-19. Pacientes com COVID-19 que foram vacinados contra a gripe também apresentaram probabilidade significativamente menor de visitar o pronto-socorro e serem admitidos na unidade de terapia intensiva.

Os resultados da análise revelaram que aqueles que não haviam tomado a vacina contra a gripe tinham uma probabilidade significativamente maior (até 20% mais probabilidade) de ter sido admitido na UTI. Eles também eram significativamente mais propensos a visitar o departamento de emergência (até 58% mais probabilidade), desenvolver sepse (até 45% mais probabilidade), ter um derrame (até 58% mais probabilidade) e uma TVP (até 40% mais provável). O risco de morte não foi reduzido.

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente como a vacina contra a gripe fornece proteção contra o COVID-19, a maioria das teorias especulam que a vacina contra a gripe pode impulsionar o sistema imunológico inato - defesas gerais com as quais nascemos que não protegem contra nenhuma doença específica.

Fonte: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0255541