Realização de eventos-teste no Rio de Janeiro

por Luíza Guimarães

Com o avanço da vacinação no Rio e a redução de internações e de casos da COVID-19, eventos-teste com público estão sendo liberados, aos poucos, pela prefeitura. A realização destes eventos está condicionada ao cumprimento de medidas de segurança como apresentação de comprovante de vacinação e teste recente negativo para o coronavírus.

maracana-vazio.jpg

O primeiro teste na cidade aconteceu no dia 15 de setembro, no jogo entre Flamengo e Grêmio no Maracanã. A administração do estádio garantiu a descontaminação dos ambientes e totens com álcool em gel estavam espalhados estrategicamente pelo local. A prefeitura também autorizou a realização de um festival e de uma festa no Alto da Boa Vista para 5 mil pessoas, e uma festa para 500 convidados no Copacabana Palace. Nestes três eventos, não será exigido distanciamento social e uso de máscaras.

Nos eventos-teste, o público tem sido cadastrado para monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde, que fica ciente de qualquer teste realizado e seu resultado. As pessoas são acompanhadas por 14 dias. Dessa forma, é possível verificar se houve a disseminação do vírus no evento. O objetivo desses eventos é analisar os dados para definir datas e protocolos de uma possível reabertura gradual das atividades.

Fonte: https://prefeitura.rio/saude/prefeitura-libera-eventos-em-locais-abertos-a-partir-da-proxima-terca-feira/