Mudanças saudáveis na dieta podem melhorar hipertensão resistente ao tratamento
Mudanças no estilo de vida, como alimentação e exercício físico, podem ajudar na promoção da saúde de pessoas com hipertensão resistente. O estudo clínico publicado no jornal Circulation, da American Heart Association, é o primeiro a avaliar o impacto das modificações no estilo de vida em pessoas com hipertensão resistente.
Os pesquisadores descobriram que as mudanças comportamentais, incluindo exercícios aeróbicos regulares, adoção da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), redução do consumo de sal e perda de peso, podem reduzir a pressão arterial significativamente e melhorar a saúde cardiovascular em pessoas com hipertensão resistente. O plano alimentar DASH é rico em frutas, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura e pouco sal, e está de acordo com as recomendações nutricionais da American Heart Association.
Os pesquisadores recomendam que as pessoas que sofrem com hipertensão resistente, que afeta cerca de 5% da população global, façam parte de programas estruturados de exercícios supervisionados e modificações dietéticas conduzidos por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde em programas de reabilitação cardíaca.
Fonte: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIRCULATIONAHA.121.055329