Mamografia e vacina contra COVID-19

Mulheres devem esperar 4 semanas após tomar a vacina contra COVID-19 para fazer mamografia de rotina. A Sociedade Brasileira de Mastologia publicou uma nota que explica a relação entre a vacina da COVID-19 e a mamografia.

A sugestão de esperar 4 semanas para fazer o exame se enquadra para mulheres que estão com os exames em dia quando este prazo não prejudicar sua avaliação para o diagnóstico de câncer de mama. Essa recomendação surgiu pois as vacinas contra a Covid-19, em alguns casos, podem causar inchaço passageiro de gânglios embaixo do braço que podem aparecer nos exames de mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas.

Por isso, quando a mulher for fazer seus exames de mama é necessário informar se foi vacinada, quando e em qual braço tomou a vacina para evitar equívocos de interpretação por parte do médico.

A SBM ressaltou que em hipótese nenhuma mulheres com câncer de mama diagnosticado ou com sintomas que possam representar câncer de mama como, por exemplo, nódulos palpados ou saída de líquido no mamilo devem retardar sua avaliação médica e os exames solicitados, mesmo tendo sido vacinadas recentemente.

Fonte: https://www.sbmastologia.com.br/noticias/nota-tecnica-informacoes-atualizadas-sobre-vacinacao-contra-covid-19-e-mamografia/