Plasma convalescente pode melhorar a sobrevida com COVID-19 grave

Ensaios clínicos sugerem que plasma convalescente pode melhorar a sobrevida com COVID-19 grave. O
ensaio randomizado duplo-cego controlado de plasma convalescente para adultos hospitalizados com COVID-19 grave, publicado no Journal of Clinical Investigation, descobriu que a mortalidade após 28 dias de tratamento com plasma convalescente foi reduzida a metade, se comparada com o grupo de controle, embora o tratamento não fosse associado a outras melhorias no estado clínico.

De acordo com os investigadores, uma possível explicação para a discrepância entre a falta de melhoria clínica e a melhoria da sobrevivência é que os doentes gravemente doentes com Covid-19 sobreviveram, mas permaneceram hospitalizados no seu estado inicial. O estudo também relata tendências de melhora do estado clínico entre pacientes que receberam plasma convalescente menos de sete dias após o início dos sintomas e aqueles que receberam plasma convalescente com títulos mais elevados de anticorpos neutralizantes e corticosteroides concomitantes.

Os pesquisadores acreditam que o plasma convalescente doado localmente tem o potencial de ser altamente responsivo à ecologia viral local e sustentável, uma vez que muitos países já têm a infraestrutura necessária para coletar e transfundir o plasma doado.

FONTE: https://www.jci.org/articles/view/150646