A chegada do Covid no Brasil

A chegada do coronavírus ao Brasil causou preocupação e medo nas pessoas, porém os especialistas alertam que se todos seguirem as recomendações indicadas, não há tanto com o que se preocupar.
O Infectologista Fernando Chaperman explicou que a principal forma de propagação da doença acontece quando gotas de fluidos corporais caem em superfícies compartilhadas após alguém tossir ou espirrar. Por isso é recomendado que a população lave as mãos com água e sabão com frequência e utilize o álcool gel. Segundo ele é importante ressaltar que o uso de máscaras cirúrgicas comuns não ajudam a proteger contra o vírus. A utilização delas é importante para pessoas que estão resfriadas ou gripadas, para evitar a disseminação.


Para as pessoas que não possuem nenhum sintoma e querem se proteger, a máscara indicada é a N95, pois esse tipo de máscara consegue filtrar 95% das partículas. O Dr. Fernando Chaperman evidenciou que pessoas saudáveis, que não possuem problemas severos de saúde, podem ficar mais despreocupadas com o vírus pois caso seja infectado, a doença acontece de forma branda, semelhante a uma gripe comum.
Pessoas que retornaram recentemente de viagens internacionais ou pessoas que tiveram contato com outras pessoas que possuem suspeita de coronavírus, em caso de sintomas gripais, procure uma unidade de saúde próxima para uma avaliação. O infectologista do Ambulatório São Lucas explicou que o diagnóstico do coronavírus é feito a partir de uma pesquisa realizada com biologia molecular, ou seja, é coletado o material (secreções do nariz e da boca) e ele é enviado para o laboratório para ser feita uma pesquisa molecular para identificação do vírus.


Com a prevenção correta de todos, a disseminação do vírus diminui e os casos da doença também. Cuide da sua saúde, hidrate-se e pratique atividades físicas. 

CovidGuest User