Participação na Mostra PUC colabora na formação dos alunos da EMPG
por Isadora Salgado
A Dermatologia participou três dias da XVI Motra PUC. Uma das especialidades mais procuradas pelo público do evento realizou mais de 40 atendimentos. O médico venezuelano, estudante do terceiro ano do curso de pós-graduação em Dermatologia da EMPG, Dr. Paulo Veizaga destacou a importância da atenção básica à saúde promovida durante a Mostra PUC. "Acho interessante a proposta de promover atendimentos gratuitos no estande da Universidade. Gostei também da integração de vários cursos no evento, ocupando o mesmo espaço. É bem didática esta proposta".
O curso de Psiquiatria também participou do evento, mas a procura foi um pouco diferente. "Ao todo foram apenas três pessoas atendidas. Percebi que as pessoas se sentiam um pouco envergonhadas ao se inscreverem para o atendimento psiquiátrico", observou a médica Dra. Lyvia Crivelaro, aluna do curso que acrescentou: "Existe um certo constrangimento ao demonstrar problemas de caráter maus subjetivo e pessoal".
A Dra. Luciana Duval, também aluna do curso de Psiquiatria, contou que as queixas mais comuns são de pessoas que apresentam problemas como depressão e transtornos de ansiedade. "Geralmente as pessoas não trazem um sintoma específico, mas um quadro comum é o da depressão. Algumas vezes o próprio psicólogo faz o encaminhamento do paciente ao psiquiatra".