Novo medicamento é promissor no tratamento de Diabetes tipo 2

por Letícia de Oliveira

Walmir-Coutinho.jpg

Uma nova classe de remédios que atua diretamente nos rins tem apresentado resultados positivos no tratamento de Diabetes tipo 2. O professor Walmir Coutinho, vice-diretor da EMPG e coordenador do curso de Endocrinologia da PUC-Rio, apresentará, na Jornada de Excelência Médica, uma palestra sobre o tema. Tendo em vista a gravidade do problema, endocrinologistas vêm procurando agir, cada vez mais, nos diagnósticos precoces e no tratamento efetivo dos diabéticos.

A novidade consiste em uma classe de remédios que atua nos rins. São os inibidores de SGLT2, que promovem eliminação de glicose pela urina. Isso dificulta a retirada de glicose por parte do organismo. Com a eliminação aumentada da glicose são eliminadas cerca de 200 a 300 calorias por dia, o que faz os pacientes perderem peso com o tratamento

O diabetes tipo 2 é um problema causado pela insuficiência de insulina, o que leva a um aumento dos níveis de glicose no sangue. Normalmente, a doença ocorre em pessoas acima do peso, já que o excesso de gordura dificulta o funcionamento da insulina no corpo. O problema está fortemente associado a maus hábitos alimentares e sedentarismo, apesar de existir, também, o risco genético de desenvolver a doença.

É importante lembrar que o Diabetes tipo 2 quando mal controlado pode trazer consequências sérias à saúde. Podem ocorrer danos nos rins, problemas de visão (levando até mesmo à cegueira), problemas neurológicos e maior propensão a infecções. A principal causa de morte em diabéticos é a doença cardiovascular.

Os inibidores da SGLT 2 já estão em uso nos Estados Unidos. Coutinho descreverá os resultados das pesquisas com estes novos medicamentos e outras novidades no tratamento do diabetes na Jornada de Excelência Médica, no dia 30 de Agosto de 2013, no hotel Windsor Barra, às 10 horas.