MEDPUC e Berkeley realizam simulações médicas na Feira Hospitalar

Hospitalar2.png

por Milene Couras

A Medicina da PUC-Rio (MEDPUC) está presente na Feira Hospitalar, em São Paulo, junto com a Berkeley, renomado centro de treinamento da área de saúde. No stand acontecem demonstrações de como é possível atingir um nível de ensino mais completo utilizando simuladores reais de pacientes e a mesa anatômica virtual. Nos cenários montados durante o evento, um robô permite que médicos e estudantes de Medicina demonstrem o que deve ser feito para salvar um paciente na prótica e mostram na mesa anatômica o quadro do paciente através de imagens obtidas nos exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

A participação neste evento consolida a parceria firmada entre a Berkeley e a MEDPUC, que assinaram um convênio de mútua cooperação com o objetivo de unir as expertises e tecnologias de ambas visando o desenvolvimento de cursos e pesquisas na área da saúde. Estes projetos servirão como modelos a serem aperfeiçoados para a nova graduação de Medicina da PUC-Rio.

feira.jpg

A MEDPUC trabalha com novos conceitos visando a formar profissionais com uma consciência completa e aberta, que valorizem todos os aspectos da área da saúde, da importância social ao conhecimento tecnológico. O objetivo é uma metodologia de ensino inovadora, que busca incorporar a alta tecnologia e metodologias ativas ao ensino da Medicina em sala de aula. Para iniciar as demonstrações de como o estudo da anatomia pode ser feito utilizando novas tecnologias, a MEDPUC importou a primeira mesa de anatomia virtual da América Latina, que permite o estudo em 3D de todo o corpo humano, utilizando também casos clínicos reais

A Berkeley utiliza simulações médicas realísticas para aprimorar e estimular capacidades técnicas e cognitivas em situações práticas de emergência. Sendo o primeiro centro de treinamento dessa especialidade na América Latina, oferece aos seus alunos uma experiência prática, ao mesmo tempo em que inova o conceito de estudo anatômico atual. As simulações são feitas em robôs com sofisticados modelos matemáticos de fisiologia e farmacologia que reagem de forma autônoma e realista a todos os procedimentos médicos-terapêuticos, podendo até mesmo apresentar morte clínica em situações extremas.

Os cenários são apresentados três vezes ao dia na Feira Hospitalar. A maior feira da área médico-hospitalar acontece até a próxima sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções Expo Norte, de 12h às 21h.