Outubro Rosa da Casa da Medicina da PUC-Rio lançará projeto de pesquisa
por Anna Luiza Lira
A Casa da Medicina da PUC-Rio participará no próximo dia 28 do Outubro Rosa, movimento mundial de luta contra o câncer de mama. O evento começará às 14h com uma conversa conduzida pela mastologista Dra. Thereza Cypreste com moradoras da Rocinha. Em seguida, às 18h, será realizado um coquetel de lançamento do Projeto de Detecção do Câncer de Mama já aprovado pela FAPERJ.
O projeto de pesquisa visa rastrear o câncer de mama em mulheres residentes da Rocinha, comunidade localizada na zona sul do Rio de Janeiro. Tendo em vista que a incidência da doença cresce de acordo com o aumento da expectativa de vida, a proposta é fazer o rastreamento, diagnóstico e tratamento em uma população a partir dos 50 anos.
O objetivo do evento é conscientizar a população sobre o perigo do câncer de mama e sua alta possibilidade de cura quando detectado precocemente através da mamografia. A mastologista acredita que a principal motivação das mulheres ao participar de uma roda de conversa sobre o câncer é o medo do avanço e complicação da doença, e que a receptividade dos grupos em receber as informações é muito grande. Durante a roda de conversa acontecerá também sorteio de mamografias e kits de beleza para as mulheres participantes.
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90, veio para o Brasil em 2002 e desde então vem despertando o interesse das mulheres no assunto. Atualmente, de todos os novos casos de câncer que surgem no Brasil, 22% são de mama e, segundo o INCA, esse número representa aproximadamente 57 mil diagnósticos.