Novembro Azul na Casa da Medicina da PUC-Rio

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por Isabela Dias de Oliveira

O mês de novembro é dedicado à campanha internacional de conscientização do câncer de próstata e saúde masculina. Sendo o câncer de próstata o segundo que mais mata homens no Brasil e os preconceitos que envolvem o exame para diagnóstico, se tornou fundamental a promoção dessa campanha para impedir a projeção de que 12 mil homens irão morrer da doença por ser descoberta já em estágio avançado.

 O maior desafio da campanha está no preconceito masculino quanto ao exame de diagnóstico da doença. Segundo a campanha brasileira do Novembro Azul, formada a partir de uma parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 50% dos brasileiros nunca foi ao urologista. A principal forma de combate se tornou levar conhecimento a população por meio de ações interativas e reforçar a importância do exame. Diversas ações estão sendo realizados no Brasil, como a iluminação de importantes ícones nacionais como: Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Senado Federal em Brasília. A competição automobilística da Stock Car também participou da divulgação do movimento durante três etapas da competição com adesivo nos carros ou camisas da campanha.

Internacionalmente conhecido como “Movember”, a campanha que surgiu na Austrália em 2003 aproveitando as comemorações do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, se tornou  mais do que conscientização da população masculina. Em todo o mundo são realizados encontros onde são discutidos assuntos relacionados ao combate de outras doenças, como câncer de testículos e depressão masculina. No entanto, o Novembro Azul tradicionalmente é dedicado ao Diabete de Mellitus, por conta do aniversário do descobridor da insulina Dr. Banting.

Os grandes símbolos da campanha se tornaram o laço azul, em semelhança com o outubro rosa e a conscientização do câncer de mama, e o bigode. Diversas empresas e famosos decidiram contribuir para a campanha usando o bigode como forma de aderir e divulgar o movimento. A importância de sensibilizar a população ao combate do câncer de próstata é necessária como um dever de cidadão.