Lançado novo projeto de pesquisa de detecção precoce do câncer de mama
por Isabela Dias de Oliveira
A Casa da Medicina da PUC-Rio celebrou o Outubro Rosa realizando diversas atividades. No coquetel de lançamento do projeto de pesquisa de Detecção Precoce do Câncer de Mama, realizado no último dia 28, estiveram presentes diversas autoridades, que assistiram também a uma palestra sobre Arte e Câncer de Mama.
Para abrir a celebração, a mastologista Dra. Fabíola Kestelman apresentou os resultados de sua pesquisa que foi uma revisão sistemática da literatura onde foram selecionados nove artigos sobre pintores renascentistas representando o que se imagina ter sido casos de câncer de mama. O primeiro pintor analisado foi o espanhol Peter Paul Rubens, que pintou “Orfeu e Eurídice”, “Diana e as Ninfas Perseguidas por Sátiros” e “As Três Graças”.
Hoje, é possível interpretar essas três obras como uma evolução desta doença. O que se acredita ser a pintura mais famosa que representa o câncer de mama e um dos casos mais estudados é “Bathsheba no Banho”, do holandês Rembrandt Harmenszoon van Rij. O objetivo do trabalho realizado pela mastologista é mostrar a existência de casos antigos, em especial na Idade Média, e como a arte já os representava antes mesmo dos médicos terem conhecimento sobre o assunto.
Em seguida, a psicóloga Glaucia Pina apresentou o Projeto de Promoção da Saúde da Mulher, do qual faz parte a pesquisa de Detecção Precoce do Câncer de Mama. Como projeto de intervenção social e pesquisa de saúde e desenvolvimento social, o objetivo buscado é o conhecimento das necessidades para construção de Políticas Públicas de atenção à saúde das mulheres. Este projeto conseguiu aprovação de financiamento da FAPERJ para desenvolvimento de três linhas de pesquisa para melhoria da saúde da mulher e criação do Laboratório de Pesquisa Multi Disciplinar (LAPEM) da MEDPUC- Rio. O LAPEM irá colaborar para a construção de um olhar multidimensional com foco na promoção da saúde.
Uma das linhas de pesquisa será coordenada pelo Prof. Hilton Koch com o foco para determinar a prevalência do câncer de mama e programas de ações preventivas às mulheres da comunidade da Rocinha. As outras duas linhas serão coordenadas pelos pesquisadores associados Prof. Walmir Coutinho, em seu trabalho sobre mulheres obesas portadoras de Diabetes Mellitus tipo 2, e a Profa. Liliana Cabral sobre a interação médico e paciente em atendimento à saúde da mulher.
O celebração foi fechada com um breve discurso do Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira que parabenizou a PUC-Rio, em especial a Escola Médica de Pós-Graduação, por buscar novas tecnologias e projetos. O Reitor também reforçou a solidariedade em problemas locais e a necessidade do que chama da “Relação entre Academia e Comunidade”: “estamos no caminho certo. A gente cresce e os conteúdos vão sendo reelaborados, as estruturas vão sendo redirecionadas na medida em que se abre nesse grande desafio que é a saúde no Brasil”, afirmou o Reitor.