Lançado Guia Curricular de Segurança do Paciente da OMS

por Rodrigo B. Yacoub

2016-12-12-19.21.04-300x198.jpg

O Guia Curricular Multiprofissional de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde foi finalmente disponibilizado na língua portuguesa – e a cerimônia de lançamento foi um sucesso! O evento, que aconteceu nesta segunda-feira, na Casa da Medicina da PUC-Rio, foi uma iniciativa do departamento de Medicina da universidade. A versão em português do guia foi disponibilizada no site da OMS em formato PDF e, pela primeira vez, em e-book.

O lançamento do livro reuniu profissionais envolvidos no projeto para falar sobre sua construção, divididos em duas mesas redondas. O prof. Hilton Koch, decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) foi quem abriu o evento. Seguido pelo médico, coordenador executivo do PROQUALIS e representante da FIOCRUZ no Comitê de Implementação Nacional do Programa de Segurança ao Paciente, docente da Escola Nacional de Saúde Pública, prof. Victor Grabois.

O professor Grabois falou sobre a relevância do tema, segurança do paciente, principalmente no Brasil. Em seu discurso, citou que ainda hoje, no cenário nacional, muitas das complicações que podem ocorrer na área da saúde são oriundas de erros médicos que poderiam ser evitados – ou pelo menos, ter sua incidência minimizada com medidas de proteção a quais o guia explicita. O professor também citou a necessidade de “se olhar a segurança do paciente não como prioridade, mas sim como uma pré-condição para se começar a pensar em medicina”.

Já a coordenadora do curso de Especialização em Tradução do departamento de Letras/CCE da PUC-Rio e doutora e mestre em Estudos da Linguagem, prof. Maria de Lourdes Sette expôs as dificuldades de traduzir uma obra cientifica de tanto peso e o prazer de ter aceitado fazer parte do projeto, que contou com uma equipe de dez pessoas para ser realizado. Entre os maiores prazeres, disse a professora, esta “descobrir mais sobre os meus direitos. Como eu, uma leiga, uma não-médica, posso contribuir para o meu próprio cuidado no hospital. Ele elucidou os meus direitos e deveres na minha própria saúde”. Além disso, a professora mencionou que um dos maiores desafios na tradução foi trazê-la para o idioma português globalizado, já que o livro não será só para brasileiros, e sim para todos os falantes da língua portuguesa.

O professor Jorge Biolchini, parte do comitê científico do livro, coordenador do curso de Formação Docente da PUC-Rio e coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do CCBS, falou sobre a importância da metodologia de aprendizagem ativa, forma de ensino recomendada pelo guia, e seu papel como professor no curso de Formação Docente, que está para formar sua terceira turma.

A Dra. Vera Marra, coordenadora principal do projeto, especialista em Segurança do Paciente (FIOCRUZ-RJ) e membro do Comitê Estadual de Segurança do Paciente do Rio de Janeiro (CESP-RJ), foi a última a falar. Dra. Marra, também assessora de Ensino e Pesquisa da Fundação Saúde, fez questão de mostrar a dedicatória do livro ao Prof. Walter Mendes. O médico, MPH, PhD, professor do departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e colaborador do PROQUALIS, é a maior referência nacional quando o tema é Segurança do Paciente. Além disso, ela falou sobre o papel do livro em não só ser um material usado para ensinar o aluno, mas para ensinar o professor a utilizá-lo e ensiná-lo a seus alunos.

Com a tradução para a língua portuguesa, o Guia Curricular Multiprofissional de Segurança do Paciente se torna uma ferramenta mais acessível, podendo chegar à cada vez mais pessoas no mundo. Esse, desde o começo, é o objetivo da OMS. Universalizar o acesso à informação vital como essa, melhorando, cada vez mais, a saúde.