IOPUC traz evento com profissionais de ponta para o campus da universidade

por Rodrigo Yacoub

O Instituto de Odontologia da PUC-Rio irá trazer para o auditório Amex/IAG, no campus da universidade, amanhã, 17 de novembro, palestras de alguns dos profissionais mais importantes do ramo. Mas não é só isso: o evento também será usado como uma oportunidade de se fazer caridade! O II Meeting Implante-Perio tem como taxa de inscrição a doação de um brinquedo, que será distribuído no Natal para o orfanato Santa Rita de Cássia, na Praça Seca.

O evento trará foco para duas áreas específicas da Odontologia: a prevenção da doença periodontal e o tratamento dentário por via de implantes. Os temas serão discutidos em quatro palestras, das 08h30 às 18h.

“A abertura do encontro está prevista para ser feita pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ), Outair Bastazini. Na parte da manhã, o coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Implantodontia do IOPUC, Luciano Oliveira, que vai falar sobre implantes, e o professor de graduação e pós-graduação da UERJ Marcelo Figueiredo, sobre periodontia. À tarde, o professor de graduação e mestrado em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida, Sergio Kahn e o professor da Universidade Ibirapuera e da Universidad El Bosque, Leandro Chambrone vão abordar, respectivamente, periodontia e implante”, explicou o organizador do evento e diretor do IOPUC professor Ricardo Fisher.

Segundo o diretor, o evento também servirá como um chamariz para o Instituto. “Além de manter o vínculo entre os alunos, é importante para divulgar o IOPUC, não só para a comunidade acadêmica do Rio de Janeiro, mas também dentro da própria Universidade, já que grande parte dos estudantes não é familiarizada com o Instituto”. Entre as ações desenvolvidas estão o atendimento de grande parte das comunidades carentes, como a Rocinha e o Vidigal. O preço desses tratamentos é adequado de acordo com a renda de cada paciente. Todo o dinheiro arrecadado com as consultas é revertido em material para o Instituto. O atendimento, feito por alunos dos cursos de especialização e atualização, orientados pelos professores, é uma chance não só de ajudar o próximo, mas de treinar as habilidades de cada aluno.