Ex-aluno de pós-graduação da PUC-Rio conquista primeiro lugar em premiação no Recife

Doutor Pablo Maricevich primeiro lugar no “Premiando a Inovação e a Criatividade Cirúrgica”

por Isabelle Bernardes

Ex-aluno do curso de pós-graduação em Cirurgia Plástica da PUC-Rio, Pablo Maricevich, conquistou o primeiro lugar no “Premiando a Inovação e a Criatividade Cirúrgica”, durante o 55º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado em novembro, no Recife, PE. O cirurgião plástico usou a tecnologia 3D, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação Renato Archer, em Campinas (SP), para reduzir em 70 vezes o custo de próteses para reconstrução de calota craniana com prótese customizada de PMMA após craniectomias descompressivas.

O projeto está em andamento desde 2014 e já possui 81 pacientes operados com esta técnica. O estudo que já possui publicações nacionais e internacionais tem como objetivo viabilizar o uso da prótese 3D e torná-la mais acessível a todos.

“Já existem próteses 3D no mercado. No entanto, são muito caras e os custos são impraticáveis para a utilização no SUS”, explica o Dr. Pablo Maricevich.

A cirurgia com esse tipo de prótese beneficia o paciente funcionalmente e esteticamente. Segundo o cirurgião, todos os pacientes melhoraram alguns dos sintomas que possuíam, além de ter auxiliado em uma completa ressocialização, visto que a cirurgia proporciona ao paciente o retorno de uma aparência física normal. Além dos benefícios ao paciente, essa nova tecnologia promete economizar milhões de reais aos governos que a implantarem.

“Houve um benéfico econômico significativo para o Estado. Aqui em Pernambuco, calculamos uma economia de R$ 14.3 milhões para o governo do estado”, afirma Dr. Pablo.