A fonoaudiologia no suporte vital para o bebê

A professora e fonoaudióloga Fernanda Paulina destaca as formas pelas quais a fonoaudiologia pode auxiliar durante o período neonatal.


Por Maitê Branco Kröeber


A professora e fonoaudióloga Fernanda Paulina durante o evento “1º Simpósio de Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar” na Casa da Medicina da PUC-Rio.

A professora, fonoaudióloga e coordenadora do programa de residência de fonoaudiologia da UERJ, Fernanda Paulina, explicou os benefícios do alojamento conjunto para o desenvolvimento adequado do bebê na primeira quinzena de vida. O tema “Alojamento Conjunto Neonatal e Fonoaudiologia como Suporte Vital para o Bebê” foi abordado durante o 1º Simpósio de Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar, realizado na Casa da Medicina da PUC-Rio. 

Durante sua palestra, a professora exemplificou o trabalho feito no alojamento conjunto e destacou o trabalho transdisciplinar e o entrosamento entre a equipe necessários para o tratamento adequado do paciente em questão. 

Paulina prosseguiu ao descrever as características anatômicas dos recém-nascidos, onde ressaltou a importância da mãe amamentar sempre corrigindo o bebê, uma vez que a primeira quinzena de vida da criança é considerada a mais importante por ser onde ele mais aprende. 

A fonoaudiologia dentro de um contexto pode salvar uma vida.
— Professora Fernanda Paulina

A fonoaudióloga também destacou como a mãe deve ser avaliada tanto quanto o bebê durante este período, enfatizando a necessidade de um atendimento personalizado e uma proteção específica do aleitamento materno. 

Ficou interessado? Confira mais do que foi abordado no evento “1º Simpósio de Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar” no nosso Instagram