Qual o tratamento fonoaudiólogo do autista?

A professora e fonoaudióloga Kátia Badin explica a importância da área para o desenvolvimento de crianças autistas.

Por Maitê Branco Kröeber


Professora e fonoaudióloga Kátia Badin durante o evento “Autismo nos Dias de Hoje: Realidades e Mitos” na Casa da Medicina da PUC-Rio.


A professora do curso de Especialização em Autismo e fonoaudióloga do setor de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa do Rio, Kátia Badin, destacou durante uma palestra a importância da fonoaudiologia para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes autistas. O tema “Tratamento Fonoaudiólogo do Autista” foi abordado no último dia 12 de abril, durante o evento “Autismo nos Dias de Hoje: Realidades e Mitos”, que ocorreu na Casa da Medicina da PUC-Rio. 

Se você quiser ampliar o social é preciso que ele experimente o social primeiro. Todo mundo aprende na prática. É importante lembrar disso.
— Professora Kátia Badin

Ao iniciar sua palestra, a professora explicou como o intercâmbio comunicacional - onde a criança imita a mãe - sofistica a estrutura gramatical referente ao diálogo e beneficia o desenvolvimento morfossintático da comunicação. Badin também ressaltou a necessidade de praticar os sons da fala depois do conteúdo em si. A fonoaudióloga concluiu a apresentação questionando o público sobre o que seria de fato a inclusão e o que os tornaria realmente inclusivos.