Simulações ajudam no desenvolvimento profissional de enfermeiros, diz estudo

Por Carolina Lopes Bottino

Aulas dinâmicas com prática de simulação realística melhoram a autoconfiança do estudante de enfermagem, diminuindo sua ansiedade e melhorando o seu desempenho no trabalho exercido, confirma estudo realizado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Conduzido por professoras de graduação em Enfermagem, o estudo resultou na publicação de uma amigo científico na revista Enfermagem em Foco, que apresentou suas conclusões quanto aos benefícios das práticas de simulação em Urgências e Emergências clínicas.

A simulação foi inserida nos cursos de graduação com o intuito de melhorar a aprendizagem e deixar o ensino mais prático. A dinamicidade permite ao aluno o desenvolvimento de técnicas a partir de vivências cotidianas no âmbito da enfermagem, como as urgências e emergências clínicas. Assim, a experiência em campo se faz necessária para o estudo prático de qualidade. De maneira ampla, a pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: Quais as evidências científicas no uso da simulação no ensino de urgência e emergência para estudantes de graduação em enfermagem?

A partir da análise de pesquisas sobre como a área de urgência e emergência clínica pode ser aplicada no cotidiano de estudo dos enfermeiros, o estudo aborda questões como a aplicabilidade das práticas aprendidas no contexto prático da enfermagem, estratégias de treinamento, além de projetos experimentais. A partir disso, as simulações são compostas de três etapas: a preparação, que antecede a prática; a participação, onde ocorre a atividade em si; e por último, o debriefing, com a análise e reflexão dos aprendizados adquiridos durante o curso.

Com vasta bibliografia, a pesquisa visa buscar novas maneiras de abordagem para o uso em sala de aula no cotidiano da enfermagem. As principais descobertas se deram a respeito da atuação da área em situações como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), comunicação com familiares e pacientes, desastres com atendimento a múltiplas vítimas e a identificação dos sinais de deterioração.

Além dos benefícios que tangem o desenvolvimento profissional, a vivência prática de alunos, por meio da simulação, ajuda o estudante em sua autoconfiança, na diminuição da ansiedade e no aumento de seu desempenho no trabalho que exerce.

Utilizando de métodos como a definição de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão de referências literárias e a síntese de dados, elabora-se uma questão a ser respondida por meio daquela prática. Dessa forma, são feitas buscas em determinadas fontes, excluindo todo o material que não aborde a simulação em urgências e emergências na modalidade da graduação em enfermagem.

Por fim, o estudo mostrou que a partir da prática, por meio da simulação, é possível obter conhecimentos diversos, tanto da área da saúde quanto sobre a responsabilidade do enfermeiro para com o paciente. Nesse sentido, durante a pesquisa mostrou-se que, entre os principais fatores de estresse entre os alunos de enfermagem, a falta de competência e as dificuldades de relacionamento estão entre as mais comuns.