Novo tratamento para dermatite atópica moderada a grave

Pacientes com dermatite atópica moderada a grave que participaram de um ensaio clínico de rocatinlimabe - uma nova terapia de anticorpo monoclonal sob medida para o paciente - mostraram resultados promissores durante o uso do medicamento e até 20 semanas após a interrupção da terapia, em estudo publicado na revista The Lancet.

Os pesquisadores disseram que os resultados indicam que o rocatinlimab tem o potencial de alterar a composição genética da dermatite atópica de uma pessoa a longo prazo e possivelmente ajudar a manter resultados duradouros sem uso contínuo. Rocatinlimab inibe OX40 - uma molécula imune envolvida na ativação de células inflamatórias que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de dermatite atópica e outras doenças inflamatórias.

Os resultados apoiam o rocatinlimabe como um tratamento seguro e eficaz para dermatite atópica moderada a grave, com eficácia potencialmente duradoura e modificação da doença. Os eventos adversos relatados foram geralmente semelhantes entre os grupos de rocatinlimabe. Os eventos adversos comuns durante o período duplo-cego incluíram febre, calafrios, dor de cabeça, úlceras aftosas (aftas) e náuseas.