Evento Setembro Amarelo PUC-Rio

por Grasielly Venancio

Ontem, 1° de setembro, aconteceu o evento Tá Pensando o que? Vamos falar sobre: bem estar físico, saúde mental e espiritualidade. O evento organizado pelo CCBS (Centro de Ciências Biológicas e Saúde da PUC-Rio) trouxe em debate o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção do suicídio, criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

As palestras foram realizadas no Auditório Padre José de Anchieta e contaram com a presença de mais de 20 professores e profissionais da área. Suicídio na adolescência, saúde mental no ambiente universitário e no mercado de trabalho, foram temas abordados nas rodas de conversa. Além dos bate-papos, ocorreu a celebração da missa pelo Reitor da PUC-Rio Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da universidade. 

Durante evento, Raphael Zaremba, Professor do Departamento de Psicologia, Paulo Junior, Professor da Coordenação de Educação Física da PUC-RIO e Duda Nascimento, Instrutor Internacional da Metodologia CEB (Cultivating emotional Balance), debateram a importância do esporte para a saúde mental. Na palestra os profissionais defenderam que a prática de exercícios ajuda na produção de endorfina, substância responsável pela melhora do humor e redução da ansiedade. 

Já no debate sobre hábitos excessivos, a psicóloga Luísa Wolf, especialista em Transtornos Adictivos pela PUC-Rio, junto ao professor Marco Aurélio, do Departamento de Psicologia,  discutiram sobre a necessidade de um equilíbrio nos tempos atuais. Na palestra ``Todo excesso  é uma droga?'', os convidados questionaram os hábitos excessivos e os possíveis danos que podem causar. “Somos uma geração viciada em internet, comida, compras, trabalho, jogos, exercício físico, medicações, mentiras e outras pessoas. Um vício pode ser identificado em qualquer comportamento que gere um prazer ou alívio temporário, e o desejo por esse comportamento ou objeto passa a ser frequente e intenso, ainda que gere consequências negativas para a pessoa “, comenta a psicóloga.

Em mais uma edição, a PUC-Rio, reforça o compromisso na prevenção e combate ao suicídio.