Mortes por transtorno por uso de álcool aumentaram durante pandemia

Mortes envolvendo transtorno de uso de álcool aumentaram drasticamente durante a pandemia, aponta estudo na revista JAMA Network Open. No estudo, os pesquisadores usaram modelagem preditiva para comparar as taxas de mortalidade por transtorno de uso de álcool a taxas reais. Eles descobriram que as taxas de mortalidade relacionadas ao uso de álcool aumentaram entre todas as idades e sexos durante a pandemia.

Os resultados mostraram que em 2020, os óbitos relacionados ao transtorno do uso de álcool observados foram cerca de 25% maiores do que as taxas projetadas. Em 2021, as taxas observadas foram cerca de 22% maiores do que o projetado. O aumento da mortalidade prevista versus observada foi semelhante para ambos os sexos -- aproximadamente 25% para mulheres e homens em 2020 contra 20% para mulheres e 22% para homens em 2021.

Os pesquisadores reforçaram a ideia de que o transtorno do uso de álcool é frequentemente subnoticiado, de modo que as taxas reais de mortalidade relacionadas ao uso de álcool podem ser ainda maiores do que o relatado.

Fonte:https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2791852