Adolescentes são mais vulneráveis ao vício em cannabis

Adolescentes são três vezes mais vulneráveis ao desenvolvimento de um vício em cannabis do que os adultos, de acordo com estudo publicado no Journal of Psychopharmacology. Além disso, os pesquisadores descobriram que adolescentes que usavam cannabis não tinham maior probabilidade de ter níveis mais elevados de depressão ou ansiedade subclínicas do que adultos que usam cannabis, nem eram mais vulneráveis do que usuários adultos às associações com sintomas psicóticos.

O transtorno do uso da cannabis é definido por sintomas como: desejo; uso de cannabis contribuindo para falhas na escola ou no trabalho; tolerância aumentada; retirada; problemas interpessoais causados ou exacerbados pelo uso da cannabis. Os pesquisadores descobriram que 50% dos usuários adolescentes de cannabis estudados têm seis ou mais sintomas de transtorno do uso de cannabis, qualificando-se como transtorno grave do uso da cannabis.

Os pesquisadores dizem que os adolescentes podem ser mais vulneráveis ao vício em cannabis por causa de fatores como o aumento da interrupção das relações com pais e professores, um cérebro hiperplástico (maleável) e o desenvolvimento de sistema endocanabinóide (a parte do sistema nervoso que o THC na cannabis age), e um senso de identidade em evolução e mudança da vida social.

Fonte: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/02698811221108956