INCA divulga relatório sobre uso de agrotóxicos em alimentos
Relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer revela preocupação com uso excessivo de agrotóxicos nas plantações. O Brasil é campeão mundial no consumo de agrotóxicos. Apesar dessa preocupação, o Inca deixa claro que as pessoas não devem diminuir o consumo de frutas, legumes e verduras, fundamentais para uma alimentação saudável. Eles defendem a redução do uso de pesticidas e maior incentivo à produção de alimentos orgânicos. Esse tipo de produção orgânica permite que o alimento possua uma concentração maior de vitaminas, minerais e de compostos que previnem o câncer.
A Associação que representa o setor de defensivos agrícolas ressalta que os agrotóxicos usados no Brasil passam por rigorosos métodos de análise e regulamentação dos ministérios da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com a última análise feita pela Anvisa em mais de 1.300 amostras, de 22 alimentos, 75% estavam dentro dos padrões. Mas 25% tinham agrotóxicos não permitidos ou acima do limite. O alimento que possuía mais amostras irregulares foi a abobrinha.
Em resposta ao relatório realizado pelo INCA, a Anvisa anunciou que os agrotóxicos citados no relatório do Inca serão reavaliados. E que segundo o Ministério da Agricultura, a legislação brasileira do setor, o Brasil segue padrões reconhecidos pela comunidade científica internacional. A fiscalização da venda e do uso de agrotóxicos cabe aos estados e municípios.
Fonte: https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/agrotoxicos