Redes cerebrais podem desempenhar papel no sucesso da perda de peso
Cientistas descobriram duas redes específicas no cérebro que podem influenciar fortemente o quão bem-sucedida uma pessoa será ao tentar perder peso. O ensaio clínico randomizado publicado na revista Obesity aponta que essa descoberta pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos baseados em comportamento personalizados que visam circuitos cerebrais específicos para ajudar na perda de peso.
Os pesquisadores explicaram que o objetivo deste estudo foi determinar se o grau de perda de peso após seis meses de uma intervenção baseada no comportamento estava relacionado à conectividade dentro de duas redes funcionais (FNs), FN1 e FN2, em um grupo de idosos com obesidade.
Redes cerebrais funcionais são áreas do cérebro que estão trabalhando juntas em sincronia. Durante as pesquisas, a equipe descobriu que durante o estado de repouso a relação de função cerebral na FN1, que envolve habilidades sensoriais e motoras, foi significativamente associada à perda de peso de seis meses. Durante o estado de sugestão alimentar, a perda de peso de seis meses foi significativamente associada à FN2, que inclui a autorregulação e a capacidade de concentrar a atenção.
Os pesquisadores concluíram que as propriedades da rede cerebral de pessoas que tiveram menos sucesso na perda de peso eram diferentes das pessoas que tiveram mais sucesso, e que em uma sociedade de abundância alimentar com sinais alimentares em todos os lugares. Essas informações podem ajudar a explicar por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em tirar o excesso de peso e mantê-lo.
Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/oby.23396